Escola Industrial de Machado de Castro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Industrial de Machado de Castro

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/AEE/EIMC

Tipo de título

Atribuído

Título

Escola Industrial de Machado de Castro

Datas de produção

1889  a  2005-07-14 

Dimensão e suporte

131 m.l., papel

Extensões

7 Caixas
61 Livros
10 Maços
1189 Folhas
1 Álbum
42 Pastas
1 Capilha
23 Capas

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação Nacional, Escola Industrial Machado de Castro

História administrativa/biográfica/familiar

A escola foi inicialmente designada por Escola Industrial Príncipe Real (decreto de 5 de abril de 1895). Mais tarde, entre 1907 e 1912, em data difícil de precisar, o estabelecimento de ensino passou a chamar-se Escola Industrial Machado de Castro.Na sequência de decisão governamental de dotar o ensino liceal com instalações próprias, o Estado adquiriu, em 1907, a José Ferreira da Cunha, a propriedade que este possuía na freguesia de Santa Isabel, composta por uma quinta e um palácio, anterior ao séc. XIX. A compra destinava-se a construir um "campus" escolar que incluiria um liceu, duas escolas primárias e uma escola industrial, que já funcionava ali perto em edifício alugado. Em 1911 é inaugurado o Liceu Pedro Nunes mas em 1915 é abandonado o plano de construção inicialmente previsto, nomeadamente no que se refere às instalações destinadas à referida escola industrial. Opta-se, então, pela construção de raiz de um novo edifício numa parcela de terreno cedida pelo liceu e sob projeto de Vítor Bastos Júnior. Este novo edifício foi ligado ao palácio original, ocupando os terrenos atribuídos e, por volta de 1920, da conjugação de um edifício pré- existente com a construção de um novo, projetado para uma escola industrial, nasce a Escola Industrial Machado de Castro.Após algumas décadas a ministrar o ensino industrial, esta escola passou, no ano letivo de 1978/1979, a Escola Secundária Machado de Castro e a funcionar também com os cursos gerais. Manteve-se em funcionamento até ao ano letivo de 2004/2005, altura em que foi encerrada.Atualmente funciona nas antigas instalações da Escola Industrial Machado de Castro, após ter beneficiado de obras de modernização em 2009, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

História custodial e arquivística

A quando das obras de beneficiação da Escola Secundária de Machado de Castro para instalação da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o arquivo da extinta Escola Industrial de Machado de Castro foi transferido para instalações da Parque Escolar E.P.E. onde permaneceu entre 2009 e 2013 (primeiro no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, Lisboa, e depois nas antigas instalações da extinta Escola Secundária de Fonseca Benevides, no Calvário, Lisboa). Em 2013, parte do arquivo da Escola Industrial de Machado de Castro é incorporada na Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência. A outra parte (arquivo mais recente) foi transferida para a Escola Secundária de Pedro Nunes, de Lisboa.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação realizada em 2013.

Âmbito e conteúdo

A documentação reflete a atividade da Escola Industrial de Machado de Castro no domínio das funções definidas por legislação.

Sistema de organização

O fundo é constituído pelas seguintes secções: Administração e gestão que engloba as subsecções Funcionamento geral, Recursos humanos e Recursos financeiros, Atividade cientificas e pedagógicas, Pessoal discente, Pessoal docente, Atividades Circum-escolares e Ação Social Escolar.

Condições de acesso

Arquivo de livre acesso. Existe, no entanto, documentação sujeita a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei (Decreto-lei n.º 16/93 de 23 de janeiro: Regime geral de arquivos e do património arquivístico).

Instrumentos de pesquisa

Arquivo em tratamento. Consultar no site INVENTÁRIO PRELIMINAR DE SÉRIES DA ESCOLA INDUSTRIAL MACHADO DE CASTRO.

Localização

Depósito de Camarate

Notas de publicação

Referência bibliográficaALEGRE, Maria Alexandra de Lacerda Nave - Arquitetura escolar: o edifício Liceu em Portugal (1882-1978). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian: Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2012. P.260.