Escola Secundária de Moura

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária de Moura

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESMOURA

Título

Escola Secundária de Moura

Datas de produção

1958  a  2010 

Dimensão e suporte

220,60 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação do Alentejo, Escola Secundária de Moura.

História administrativa/biográfica/familiar

É criada, pelo Decreto 41744 de 19 de Julho de 1958 a Escola Industrial e Comercial de Moura.A 9 de Dezembro de 1958 ocorreu a abertura do primeiro ano letivo, com 114 alunos, com oito professores, um funcionário administrativo e dois auxiliares da ação educativa. O primeiro diretor foi o Dr. Luiz Correia Maltêz. A Escola Industrial e Comercial funcionava com dois cursos (Formação Feminina e Formação de Serralheiros) com uma vertente eminentemente prática e orientada sobretudo para a vida ativa.No final de 1960 o Governo dá luz verde para a execução do projeto de construção do atual edifício; a construção tem início a 22 de Dezembro e ficou concluída a 22 de Agosto de 1963. O projeto previa uma capacidade de 800 alunos numa área total de 22 800 m2, sendo 5000 m de área coberta.No ano letivo 63/64 mudaram para o novo edifício 462 alunos, 3 professores do quadro, 30 professores contratados, 2 funcionários administrativos e 8 auxiliares de ação educativa.A inauguração oficial teve lugar em Abril de 1964 e a mudança de nome para Escola Secundária de Moura dá-se em 26 de Maio de 1975, pelo decreto-lei 260-B.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária de Moura é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Apoio Educativo e Complemento e Enriquecimento Curricular.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Razoável estado de conservação

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo