Escola Secundária de Moura
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESMOURA
Título
Escola Secundária de Moura
Datas de produção
1958
a
2010
Dimensão e suporte
220,60 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação do Alentejo, Escola Secundária de Moura.
História administrativa/biográfica/familiar
É criada, pelo Decreto 41744 de 19 de Julho de 1958 a Escola Industrial e Comercial de Moura.A 9 de Dezembro de 1958 ocorreu a abertura do primeiro ano letivo, com 114 alunos, com oito professores, um funcionário administrativo e dois auxiliares da ação educativa. O primeiro diretor foi o Dr. Luiz Correia Maltêz. A Escola Industrial e Comercial funcionava com dois cursos (Formação Feminina e Formação de Serralheiros) com uma vertente eminentemente prática e orientada sobretudo para a vida ativa.No final de 1960 o Governo dá luz verde para a execução do projeto de construção do atual edifício; a construção tem início a 22 de Dezembro e ficou concluída a 22 de Agosto de 1963. O projeto previa uma capacidade de 800 alunos numa área total de 22 800 m2, sendo 5000 m de área coberta.No ano letivo 63/64 mudaram para o novo edifício 462 alunos, 3 professores do quadro, 30 professores contratados, 2 funcionários administrativos e 8 auxiliares de ação educativa.A inauguração oficial teve lugar em Abril de 1964 e a mudança de nome para Escola Secundária de Moura dá-se em 26 de Maio de 1975, pelo decreto-lei 260-B.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária de Moura é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Apoio Educativo e Complemento e Enriquecimento Curricular.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo