Toggle navigation
Welcome
|
Search
|
Authorities
Indexes
|
Highlights
|
Services
|
Login
|
Help
Classification scheme
RAE
Rede de Arquivos Escolares
1867/2010
AEA
Agrupamento de Escolas de Anadia
1921/2010
(...)
ESAAA
Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa
ESAB
Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra
ESACD
Escola Secundária Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande
ESACSF
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior
1975/2010
ESAG
Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
1966/2010
ESAIC
Escola Secundária António Inácio da Cruz, Grândola
1962/2010
EPDRG
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola, Grândola
1974/2010
ACP
Atividade Científica-Pedagógica
1964/2010
AG
Administração e Gestão
1982/2006
ASE
Ação Social Escolar
1964/2010
CEC
Complemento e Enriquecimento Curricular
2007/2008
FG
Funcionamento Geral
1964/2010
IC
Informação e Comunicação
1969/2008
PD
Pessoal Discente
1962/2010
RF
Recursos Financeiros
1964/2010
RH
Recursos Humanos
1964/2010
ESALV
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
ESAS
Escola Secundária de Alcácer do Sal
1970-10-10/2008-07-18
ESASB
Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro
ESASG
Escola Secundária António Sérgio, Vila Nova de Gaia
ESB
Escola Secundária de Barcelos
(...)
ESVF
Escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa
1983/2009
Escola Secundária António Inácio da Cruz, Grândola
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Search within this record
Search within this fonds/collections
Add to my list
Share
Escola Secundária António Inácio da Cruz, Grândola
Description details
Record not reviewed.
Document not available to perform requests.
Description level
Fonds
Reference code
PT/MESG/RAE/ESAIC
Production dates
1962
to
2010
Dimension and support
153,38 m.l.; papel
Holding entity
Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência
Producer
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Alentejo, Escola Secundária António Inácio da Cruz, Grândola.
Biography or history
«A Escola Secundária António Inácio da Cruz foi inaugurada em 1964, concretizando os anseios do seu patrono, António Inácio da Cruz. Este nasceu em Grândola no ano de 1876 e faleceu em 1955. Filho de Francisco António da Cruz e de Maria Inácia Pereira, naturais da Abela, teve igualmente uma irmã, Ana Luísa da Costa Cruz. António Inácio da Cruz foi um homem dotado de grande cultura, pertenceu à Sociedade de Geografia, foi autor de várias patentes e publicou algumas obras como " Uma organização social mais conveniente". Apesar de autodidata foi um ser multi-facetado, tendo sido inventor, investigador, músico, entre outras coisas. Após a morte dos seus pais, a fortuna foi repartida pelos dois filhos, tendo a irmã de António Inácio da Cruz, legado os seus bens à Santa Casa da Misericórdia de Grândola. António Inácio da Cruz foi um homem reservado, mas de espírito benévolo. Mensalmente contribuía para a sopa dos pobres e semanalmente dava esmola a todos os pobres que comparecessem à porta da sua casa. Como não teve descendentes, legou o seu património ao concelho. No seu testamento deixou expressa a vontade de doar dinheiro e bens para os amigos e para todos aqueles que o tinham servido em vida. A. I. da Cruz revelou ainda através deste, a intenção de integrar os seus bens numa fundação que viabilizasse os estudos àqueles que, por impossibilidade financeira, não os pudessem concretizar. Através desta fundação, os estudantes carenciados deste concelho e que se distinguissem pelas boas notas, teriam apoio financeiro para a prossecução dos seus estudos. Ficou igualmente expressa, no testamento, a vontade de erigir e custear com os dinheiros da Fundação uma escola de ensino técnico agrícola e industrial na vila de Grândola. Para isso foi constituída uma junta diretiva formada por um representante da Câmara Municipal, dois professores do ensino oficial e dois agricultores do concelho. A fundação viria a ser criada em 7 de Setembro de 1956 e em 1964 foi inaugurada a Escola que ficou com a designação do seu patrono, António Inácio da Cruz. Efetivamente foi nesta data que se lançaram as bases da Escola Agro-Industrial, cuja atividade se estendeu até Novembro de 1970. Nesta altura foi criada a Escola Técnica de António Inácio da Cruz substituindo a anterior Agro-Industrial, mas mantendo a sua integração na Fundação anteriormente criada. Contudo em Outubro de 1977 esta Fundação viria a ser extinta. Por último, em 27 de Abril de 1978, todos os estabelecimentos de ensino passaram a ter a designação de Escolas Secundárias, mantendo as nomenclaturas anteriores. Desta forma chegamos à atual Escola Secundária António Inácio da Cruz.»
Scope and content
O fundo da Escola Secundária António Inácio da Cruz é constituído por 29 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Complemento e Enriquecimento Curricular.
Inclui o fundo da Escola de Desenvolvimento Rural de Grândola.
Arrangement
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Bom estado de conservação
Location
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Publication notes
MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Notes
A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).