Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ES3BPN

Production dates

1987  to  2010 

Dimension and support

198,44 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária de Pinhal Novo, Pinhal Novo.

Biography or history

«No Pinhal Novo, apenas existe uma escola secundária, onde também é lecionado o 3º Ciclo do Ensino Básico.A escola entrou em funcionamento no ano letivo de 1987 após a construção da 1ª fase do projeto inicial: três blocos de aulas e um de serviços. Em 1993 foi construída a 2ª fase do projeto inicial: três blocos e balneários. Esta ampliação veio melhorar as condições de aprendizagem e de trabalho de professores e alunos. A escola está equipada com salas de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), Biblioteca, laboratórios e salas específicas para as disciplinas lecionadas. No entanto, continua-se a lamentar a inexistência de um pavilhão desportivo, cuja construção vem sendo adiada sistematicamente para o futuro.Apesar da sua curta existência, a Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo possui já uma tradição de dinamismo que tem encontrado expressão através da concretização de diferentes atividades cujo objetivo é ligar os conteúdos programáticos lecionados a situações reais.O Centro de Formação da Comunidade Educativa do concelho de Palmela está sediado nesta escola. O centro de formação, resultante da associação de todas as escolas do concelho, tem como função a organização de Ações de Formação Contínua. Há poucos anos, alargou e melhorou as suas instalações, proporcionando aos docentes do concelho um espaço de trabalho e de convívio. Neste local, os professores têm ao seu dispor um Centro de Recursos bem equipado com computadores ligados à Internet.»

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Pinhal Novo é constituído por 22 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).