Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/EDCN
Título
Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa
Datas de produção
1982
a
2010
Dimensão e suporte
101,62 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa.
História administrativa/biográfica/familiar
«O Conservatório Nacional de Lisboa está localizado num edifício do século XIX no centro histórico da cidade e funciona desde 1839. Embora a disciplina de dança fizesse parte do programa educativo, integrada e relacionada com as outras disciplinas artísticas, a estrutura atual da Escola de Dança só foi implementada em 1987. A escola é pública e integra as disciplinas de Dança e os estudos na área de formação geral desde o 2º ciclo até ao fim do ensino secundário.Portugal não tem uma forte tradição em dança em comparação com outros países como a França ou o Reino Unido. Ainda assim, na segunda metade do século XX, a importância da dança na cena cultural portuguesa desenvolveu-se bastante, culminando com a criação do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado. Muitos dos bailarinos e coreógrafos envolvidos neste movimento também fizeram parte do desenvolvimento desta escola.Desde então, bailarinos e coreógrafos portugueses alcançaram uma importante reputação no cenário da Dança Contemporânea Europeia tendo repercussões no sucesso da nossa escola e nos alunos. Temos orgulho que os bailarinos formados pela escola integrem elencos de companhias ou trabalhem com coreógrafos de renome tanto em Portugal como no estrangeiro.De acordo com esta perspetiva, a escola tem um programa de estudos fortemente baseado em Técnica de Dança Clássica, assim como em Técnica de Dança Moderna com base na Técnica Graham, e mais recentemente, com a introdução de Técnicas Contemporâneas relacionadas com o movimento americano Pós-Modernista.»
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboaé constituído por 28 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.