Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa

Available actions

Reader available actions

 

Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/EDCN

Production dates

1982  to  2010 

Dimension and support

101,62 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa.

Biography or history

«O Conservatório Nacional de Lisboa está localizado num edifício do século XIX no centro histórico da cidade e funciona desde 1839. Embora a disciplina de dança fizesse parte do programa educativo, integrada e relacionada com as outras disciplinas artísticas, a estrutura atual da Escola de Dança só foi implementada em 1987. A escola é pública e integra as disciplinas de Dança e os estudos na área de formação geral desde o 2º ciclo até ao fim do ensino secundário.Portugal não tem uma forte tradição em dança em comparação com outros países como a França ou o Reino Unido. Ainda assim, na segunda metade do século XX, a importância da dança na cena cultural portuguesa desenvolveu-se bastante, culminando com a criação do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado. Muitos dos bailarinos e coreógrafos envolvidos neste movimento também fizeram parte do desenvolvimento desta escola.Desde então, bailarinos e coreógrafos portugueses alcançaram uma importante reputação no cenário da Dança Contemporânea Europeia tendo repercussões no sucesso da nossa escola e nos alunos. Temos orgulho que os bailarinos formados pela escola integrem elencos de companhias ou trabalhem com coreógrafos de renome tanto em Portugal como no estrangeiro.De acordo com esta perspetiva, a escola tem um programa de estudos fortemente baseado em Técnica de Dança Clássica, assim como em Técnica de Dança Moderna com base na Técnica Graham, e mais recentemente, com a introdução de Técnicas Contemporâneas relacionadas com o movimento americano Pós-Modernista.»

Scope and content

O fundo da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboaé constituído por 28 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).