Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESACSF
Título
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior
Datas de produção
1975
a
2010
Dimensão e suporte
302,22 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior.
História administrativa/biográfica/familiar
«Em 1924 foi fundada pela Câmara Municipal a Escola Comercial Municipal de Rio Maior que, passadas cinco décadas e muitas dificuldades e transformações, daria origem à atual Escola Secundária. O primeiro ano letivo funcionou em 1924/25, em regime noturno, na Escola Primária da então Vila de Rio Maior e dos quatro professores que aí lecionavam o curso comercial, fazia parte o Dr. Augusto César da Silva Ferreira, médico e Delegado de Saúde, radicado em Rio Maior desde 1907 e que foi o verdadeiro impulsionador do Ensino Comercial em Rio Maior. A Escola manteve-se tutelada pelo Município até 1968/69, tendo passado no ano letivo seguinte a Secção da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha, hoje Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, tornando-se autónoma como Escola Secundária de Rio Maior em 1975, em instalações provisórias. Em 1984 e em 1986 (1ª e 2ª fases de construção, respetivamente) entraram em funcionamento as atuais instalações situadas no Largo da Pá Ribeira e constituídas por quatro blocos. Em 1997 é atribuído o nome do Dr. Augusto César da Silva Ferreira como patrono da Escola, considerando o seu grande contributo para o ensino em Rio Maior e por ter sido o principal dinamizador para a criação da então Escola Comercial Municipal.»Retirado do sítio da escola a 30 de Outubro de 2010.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira é constituído por 30 séries documentais pertencentes às secções de: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica e Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.