Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESACSF

Production dates

1975  to  2010 

Dimension and support

302,22 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior.

Biography or history

«Em 1924 foi fundada pela Câmara Municipal a Escola Comercial Municipal de Rio Maior que, passadas cinco décadas e muitas dificuldades e transformações, daria origem à atual Escola Secundária. O primeiro ano letivo funcionou em 1924/25, em regime noturno, na Escola Primária da então Vila de Rio Maior e dos quatro professores que aí lecionavam o curso comercial, fazia parte o Dr. Augusto César da Silva Ferreira, médico e Delegado de Saúde, radicado em Rio Maior desde 1907 e que foi o verdadeiro impulsionador do Ensino Comercial em Rio Maior. A Escola manteve-se tutelada pelo Município até 1968/69, tendo passado no ano letivo seguinte a Secção da Escola Comercial e Industrial das Caldas da Rainha, hoje Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, tornando-se autónoma como Escola Secundária de Rio Maior em 1975, em instalações provisórias. Em 1984 e em 1986 (1ª e 2ª fases de construção, respetivamente) entraram em funcionamento as atuais instalações situadas no Largo da Pá Ribeira e constituídas por quatro blocos. Em 1997 é atribuído o nome do Dr. Augusto César da Silva Ferreira como patrono da Escola, considerando o seu grande contributo para o ensino em Rio Maior e por ter sido o principal dinamizador para a criação da então Escola Comercial Municipal.»Retirado do sítio da escola a 30 de Outubro de 2010.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira é constituído por 30 séries documentais pertencentes às secções de: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica e Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).