Escola Secundária de Anadia

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária de Anadia

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/MESG/RAE/AEA-ESA

Production dates

1951  to  2010 

Dimension and support

213,87 ml; papel

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional de Educação do Centro, Agrupamento de Escolas de Anadia.

Biography or history

A Escola Secundária de Anadia foi Colégio Nacional entre 1938 e 1971, Secção do Liceu D. Duarte (Coimbra) de 1971 a 1973 Secção da Escola Industrial e Comercial de Águeda de 1970 a 1973 (a funcionar no edifício da Misericórdia de Anadia situado no centro da cidade), e a partir de 1973 passou a ser Escola Secundária de Anadia constando, então, apenas de um edifício (actual Bloco A). Em 1986 foi ampliada, com a construção do Bloco B e respectivos campos de jogos e terrenos anexos, passando a dispor dos espaços hoje existentes quase sem alterações.O Colégio começou com pouco mais do que uma dúzia de alunos e instalado na Quinta do Capitão-Mór, no Largo do Cabecinho e que pertencia à Senhora Dona Laura Cancella, avó do escritor Luís de Stau Monteiro. No lugar da casa e da Quinta está, hoje um bloco habitacional, julgo que também com o nome de Capitão-Mór; o Largo é actualmente Largo do Dr. António Costa e Almeida. O Colégio foi crescendo e muitas gerações de rapazes - era exclusivamente masculino - o frequentaram e nele formaram as suas mentalidades e receberam os princípios básicos da sua cultura e educação. Durante muito tempo, não houve outro estabelecimento de ensino, onde pudessem adquirir a formação necessária, para frequentarem a Universidade ou terem uma formação profissional, que os habilitasse para a vida. No seu crescimento, conheceu três moradas, até chegar aqui a esta casa, nesta Avenida que tinha sido rasgada há pouco: a primeira, acima referida; depois, na Avenida José Luciano de Castro, num prédio que hoje é residência do Senhor Justino Pereira Alegre; e ainda depois, na actual Casa das Irmãs da Sagrada Família. Só em 1948, ficou definitivamente instalado neste edifício próprio, sendo considerado um dos maiores e mais bem apetrechados Colégios do País. Foram Directores, por ordem cronológica: o Dr. Morais de Castro, o Dr. Teófilo Cruz, o Dr. Mário Mendes. De 1971/72 a 1973/75, funcionou, já a nível de ensino oficial, mas como Secção Liceal do Liceu D. Duarte, de Coimbra e apenas com o Curso Geral, tendo estado parte do edifício - o Externato - arrendado à Câmara Municipal de Anadia. Nas instalações do Internato, estiveram em funcionamento os Cursos Complementares de Letras e Ciências do Colégio e a Residência Nuno Álvares do Instituto de Acção Social Escolar, I. A S. E. até à sua definitiva instalação, após as obras de adaptação necessárias no edifício que fora construído para a Escola Preparatória José Luciano de Castro e onde ainda se encontra. Em 1974/75 o Colégio Nacional de Anadia foi entregue, por venda, ao Ministério da Educação, para nele funcionar a Escola Secundária de Anadia.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Anadia é constituído por 57 séries documentais pertencentes às secções: administração e gestão; funcionamento geral; recursos humanos; recursos financeiros; acção social escolar; informação e comunicação; actividade científico-pedagógica; pessoal discente; apoio educativo.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adoptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Other finding aid

Inventário em folha de Excel

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Publication notes

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA - Memórias [Consult. 29 Dez. 2010]. Anadia : ESA, 2008. Acessível em URL: <http://www.secundariaanadia.pt/memorias.htm> ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA - Projecto educativo de escola [Consult. 29 Dez. 2010]. Anadia : ESA, 2008. Acessível em URL: <http://www.secundariaanadia.pt/PeeFinal.pdf> ALBERTINA OLIVEIROS 2 de Março de 1989 In Jornal da Escola Secundária de Anadia, “Diálogo”, Abril de 1989 MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82. [Consult. 6 Ago. 2009]. Acessível na Internet: <http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf>

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projecto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).