Escola Básica 2,3 Nuno Gonçalves, Lisboa

Available actions

Reader available actions

 

Escola Básica 2,3 Nuno Gonçalves, Lisboa

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/EB2,3NG

Title type

Formal

Production dates

1948-09-27  to  1974-05-15 

Descriptive dates

1952-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

309,18 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Básica 2,3 Nuno Gonçalves

Biography or history

"A Escola de Nuno Gonçalves começou por ser uma escola técnica elementar prevista para servir a população dos bairros do Alto do Pina, Penha de França e Vale Escuro.O Ministério da Educação denominou esta escola Nuno Gonçalves e pô-la a funcionar para deslocar a população escolar que ocupava as antigas instalações do liceu Gil Vicente, nos paços de S. Vicente, que se obrigou a restituir ao Patriarcado em 1951.No seu início, a escola tinha 30 turmas (cerca de 1000 alunos), e destinava-se a frequência masculina.Dotada já de um quadro próprio de pessoal, a Escola Elementar Nuno Gonçalves matricula os seus primeiros alunos no ano lectivo de 1952/53.Com a reforma de Veiga Simão, em 1968, passou a Escola do Ciclo Preparatório, onde eram leccionados o 1º e o 2º anos do ciclo preparatório.No ano lectivo de 1990/91, abriu as portas ao 3º ciclo, recebendo algumas turmas do 7º ano. A partir de 1993/94 tornou-se uma Escola Básica do 2º e 3º ciclos, leccionando sempre a partir daí turmas dos dois ciclos.Ao longo destes cinquenta anos, muitos milhares de alunos frequentaram esta escola.No ano lectivo 2004/2005 passou a ser a Escola sede do Agrupamento."

Scope and content

O fundo da Escola 2,3 Nuno Gonçalves é constituído por 46 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Acção Social Escolar; Actividade Científico-pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adoptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação

Other finding aid

Inventário em folha de Excel

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva

Related material

Inspecção do Ensino Liceal (F), Relatórios de professores (SR) e Relatórios dos liceus (SR)

Publication notes

<http://www.eb23-nuno-goncalves.rcts.pt/EB23NunoGoncalves.htm> (site consultado a 31/12/2010) MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82. O artigo pode ser consultado em www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf <http://www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf>

Holding entities of associated archival units

Portugal, Ministério da Educação, Secretaria-Geral, Direcção de Serviços de Documentação e Informação, Divisão de Documentação e Património Cultural

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projecto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).