Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESASB
Título
Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro
Datas descritivas
1946-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
331,01 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro.
História administrativa/biográfica/familiar
A Escola Secundária Alfredo da Silva foi criada a 27 de Dezembro de 1945 e inaugurada a 12 de Janeiro de 1947, pela publicação em Decreto n.º 35402. A sua designação inicial era de Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva tendo sido o primeiro estabelecimento de Ensino Secundário do Concelho do Barreiro, criada com o objetivo de formar trabalhadores qualificados que pudessem ser integrados nas novas indústrias que se estavam a instalar e a desenvolver no Barreiro, após o fim da IIª Guerra Mundial. A associação do nome de Alfredo da Silva à escola como seu patrono deve-se à obra desenvolvida por este industrial e financeiro no Barreiro com a criação do Império do grupo CUF, que foi o motor de progresso urbano no Barreiro. “Com a expansão do grupo CUF e das suas fábricas do Barreiro e com o desenvolvimento das Oficinas da CP e de outras indústrias locais, verificou-se a necessidade de recrutamento de mão-de-obra especializada e de formação que superassem os tradicionais conhecimentos empíricos tornados obsoletos face à aplicação das novas tecnologias, criadas e desenvolvidas durante a guerra.Em ligação com a Escola foi instituída uma Comissão de Patronato, constituída por delegados da Câmara Municipal, Organismos Corporativos locais - representativos das atividades profissionais e económicas cujo ensino era ministrado na Escola - bem como das empresas industriais e comerciais que pudessem empregar os alunos e diplomados pelos diversos cursos. As necessidades de pessoal e do tipo da sua formação eram comunicadas à Escola, de maneira que o ensino/aprendizagem era direcionado nesse sentido e mantinha-se sempre atualizado.Desta interação, obteve-se excelentes resultados, tanto para os alunos como para as empresas da região, como posteriormente se constatou…”.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Alfredo da Silva é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus (SR); Relatórios de atividades dos professores (SR).
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo