Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESASB

Título

Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro

Datas descritivas

1946-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

331,01 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro.

História administrativa/biográfica/familiar

A Escola Secundária Alfredo da Silva foi criada a 27 de Dezembro de 1945 e inaugurada a 12 de Janeiro de 1947, pela publicação em Decreto n.º 35402. A sua designação inicial era de Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva tendo sido o primeiro estabelecimento de Ensino Secundário do Concelho do Barreiro, criada com o objetivo de formar trabalhadores qualificados que pudessem ser integrados nas novas indústrias que se estavam a instalar e a desenvolver no Barreiro, após o fim da IIª Guerra Mundial. A associação do nome de Alfredo da Silva à escola como seu patrono deve-se à obra desenvolvida por este industrial e financeiro no Barreiro com a criação do Império do grupo CUF, que foi o motor de progresso urbano no Barreiro. “Com a expansão do grupo CUF e das suas fábricas do Barreiro e com o desenvolvimento das Oficinas da CP e de outras indústrias locais, verificou-se a necessidade de recrutamento de mão-de-obra especializada e de formação que superassem os tradicionais conhecimentos empíricos tornados obsoletos face à aplicação das novas tecnologias, criadas e desenvolvidas durante a guerra.Em ligação com a Escola foi instituída uma Comissão de Patronato, constituída por delegados da Câmara Municipal, Organismos Corporativos locais - representativos das atividades profissionais e económicas cujo ensino era ministrado na Escola - bem como das empresas industriais e comerciais que pudessem empregar os alunos e diplomados pelos diversos cursos. As necessidades de pessoal e do tipo da sua formação eram comunicadas à Escola, de maneira que o ensino/aprendizagem era direcionado nesse sentido e mantinha-se sempre atualizado.Desta interação, obteve-se excelentes resultados, tanto para os alunos como para as empresas da região, como posteriormente se constatou…”.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Alfredo da Silva é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Unidades de descrição relacionadas

Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus (SR); Relatórios de atividades dos professores (SR).

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo