Escola Secundária de Ferreira Dias, Cacém
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESFD
Título
Escola Secundária de Ferreira Dias, Cacém
Datas descritivas
1959-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
331,96 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária de Ferreira Dias
História administrativa/biográfica/familiar
"A Escola Secundária de Ferreira Dias é uma escola do ensino público, orientada fundamentalmente para a formação de jovens desde o 7º ano ao 12º ano de escolaridade em ensino diurno e formação de adultos em cursos noturnos. Distingue-se pelo seu Projeto Educativo, cujo lema é "PROMOVER O SUCESSO EDUCATIVO NUMA ESCOLA DE QUALIDADE", pela diversidade de ofertas curriculares e natureza das mesmas, pela realização de atividades extra-curriculares, pela abertura ao meio envolvente e pela colaboração com diversas entidades tanto a nível regional como nacional, no sentido de beneficiar os seus alunos, tanto por esta via como pelo intercâmbio cultural. A Escola Secundária de Ferreira Dias, é um estabelecimento de ensino com quase 50 anos ao serviço da comunidade que está consciente do seu papel na sociedade e da sua importância estratégica como agente no desenvolvimento regional.A E.S.F.D. é sede da NOVAFOCO, Centro de Formação da Associação de Escolas da Área Pedagógica 9A, Cacém e Queluz e tem nos seus Quadros professores com elevada experiência de ensino nas diversas áreas curriculares, possuindo várias salas equipadas com meios tecnológicos e informáticos, laboratórios e oficinas com os equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades práticas dos programas curriculares."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária de Ferreira Dias é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo