Relatório referente ao Projeto de Reforma Educativa

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Relatório referente ao Projeto de Reforma Educativa

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Documento composto   Documento composto

Código de referência

PT/MESG/AAC/GEP-GEPAE/002/00002

Título

Relatório referente ao Projeto de Reforma Educativa

Datas descritivas

[1971]-[s.m.]-[s.d.] / [1971]-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

666 f., papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação Nacional, Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa, Secretariado da Reforma Educativa

Âmbito e conteúdo

Dossier N.º 3235 (Relatórios Descritivos - P.S.E.; 2.ª caixa) com informação síntese proveniente dos diversos relatórios emanados pelos estabelecimentos de ensino, e por particulares, tratada, organizada e sistematizada pelo Secretariado da Reforma Educativa, no que respeita aos comentários expostos sobre a análise do Projeto do Sistema Escolar (P.S.E.).Do início consta uma listagem/índice (Código do P.S.E.), tendo como base códigos numéricos que remetem para os diversos itens abordados. O conteúdo destes, por sua vez, remete, à margem, para a consulta de um determinado relatório, ou documento específico.(cont.) O dossier encontra-se dividido em cinco partes:6. (vazia de conteúdo);7. Generalidades (Relatório 1): 1. Problemas de carácter genérico; 2. Criação de novos cursos ou de novos estabelecimentos; 3. Cursos existentes: alterações, acessos e expansão; 4. Ensino e educação artística; 5. Formação e promoção cultural; Índice do Relatório sobre "O Ensino Particular não Superior" (rubrica 7.1. do Código do P.S.E.): 1.ª fase I. Introdução; II. Sobre "A omissão do Ensino Particular no P.S.E."; III. Sobre "Referências ao Ensino Particular"; IV. Sobre "A situação dos Alunos do Ensino Particular (Sub-alínea da rubrica 7.1.); 2.ª fase I. Sobre "Liberdade de ensino"; II. Sobre "Direitos à Educação"; III. Sobre "Relações entre o Ensino Público e os Ensinos Particulares"; IV. Sobre "Oficialização do Ensino Particular"; V. Sobre "Ensino Particular e Planeamento de Estabelecimentos de Ensino (Problemas de rede escolar)"; VI. Sobre "Apoio financeiro e proteção económica ao Ensino Particular"; VII. Sobre "Outros assuntos dispersos"; Ensino Profissional (P.S.E. 7.2.); Educação Especial (P.S.E. 7.3.); Ensino para Emigrantes (P.S.E. 7.4.); Instituições não previstas no Sistema Escolar: 7.6. Ensino à Distância. (194 f., papel);8. Fundamentação do Projeto do Sistema Escolar: 1. O P.S.E. é um projeto do 'Sistema Escolar' ou do 'Sistema Educativo'?; 2. Princípios doutrinários que fundamentam o P.S.E.; 3. Princípios humanísticos no P.S.E.; 4. Princípio de individualização; 5. Valorização da formação humanística sobre a profissional ou da profissional sobre a humanística; 6. Estrutura escolar permeável e inter-relacionada (esquema aberto); 7. Princípios de democratização do ensino; 8. Princípio de expansão; 9. Princípios em que deve basear-se a escola primária; Coeducação: 1. Coeducação para todos os graus e níveis de ensino; 2. Coeducação nos Liceus; 3. Coeducação no ensino primário; 4. Coeducação no ensino pré-escolar; 5. Professores de ambos os sexos para alunos e alunas; 6. Igualdade de carreira docente sem distinção de sexos; Coeducação - Anexo. (66 f., papel);9. Avaliação de Conhecimentos: Relatório Descritivo (P.S.E. 9.1. Geral); (P.S.E. 9.1.1. Ensino Primário); (P.S.E. 9.1.1. Exames no Ensino Primário). (9 f., papel).0. Ação Social Escolar (P.S.E. 0.0.1.): I Ação Social; II. Ação Social e a Escolaridade Obrigatória; III. Aspetos Particulares (44 f., papel); Prioridades da Reforma Educativa (P.S.E. 0.0.2.): 1. Prioridades da Reforma Educativa; 2. Reforma permanente; 3. Criação de escolas-piloto (14 f., papel); Estruturas de Participação (P.S.E. 0.0.3.): 1. Professores; 2. Alunos; 3. Família; 4. Participação corpo docente - corpo discente (15 f., papel); Atividades Circum-Escolares (P.S.E. 0.0.4.) (15 f., papel); Currículos, Programas, Livros Escolares e Métodos Pedagógicos (P.S.E. 0.0.5.0. - Geral) (57 f., papel); Tempos Lectivos e Horários (P.S.E. 0.0.6.) (18 f., papel); Estruturas Administrativas (P.S.E. 0.0.7.) (25 f., papel); Requisitos da Reforma Educativa (P.S.E. 0.0.8. Relatório I: 0. Introdução; 0.1. Críticas gerais à reforma; 1. Requisitos necessários para a reforma educativa; 1.1. Bases sócio-económicas; 1.2. Requisitos humanos; 1.3. Requisitos materiais; 1.4. Base político-administrativa), Relatório sobre Formação dos Professores do Ensino Secundário (F.P.E.S. - parte do 0.1) (133 f., papel); Vencimentos e Regalias (P.S.E. 0.1.0.3. - Relatório Descritivo - Índice) (63 f., papel); Recursos Financeiros (13 f., papel).

Condições de acesso

Consulta disponível mediante requisição prévia.

Cota atual

MESG, cx. 3235 (continuação da cx. 3234)

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Localização

Depósito de Camarate