Escola Secundária do Restelo, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESR
Título
Escola Secundária do Restelo, Lisboa
Datas de produção
1980-10-01
Datas descritivas
1980-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
170,51 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária do Restelo.
História administrativa/biográfica/familiar
"A Escola Secundária do Restelo iniciou a sua atividade no ano de 1980/81, e está ligada historicamente a uma iniciativa do VI Governo Constitucional, cujo plano de emergência na área da educação previa a construção de maior número de escolas como resultado do aumento da escolaridade obrigatória. No decorrer dos 30 anos da sua prestação de serviço público, tem procurado atingir os objetivos educacionais a que se tem vindo a propor - a formação integral do indivíduo - o que também pressupõe dar resposta às necessidades de rigor científico e valorização profissional, responder a anseios e projetos dos membros que constituem esta comunidade. Disto é testemunho o conjunto de atividades não letivas que se têm desenvolvido na Escola, sejam as que se enquadram no funcionamento regular dos Núcleos de Complemento Curricular sejam outros projetos autónomos, tendo como traço comum o facto de propiciarem a interação, a colaboração e a integração dos vários saberes...."Estas atividades sedimentaram, ao longo do tempo, a criação de um bom clima de escola que, em diálogo com as famílias, tem permitido conhecer e acompanhar os alunos em experiências informais, procurando ultrapassar as dificuldades pela valorização dos traços louváveis que os nossos jovens possuem igualmente.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária do Restelo é constituído por 48 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Apoio Educativo.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82. O artigo pode ser consultado em www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf <http://www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf>
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo