Escola Secundária de Arouca

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária de Arouca

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESA

Descriptive dates

1973 - [s.m.]-[s.d.] / 2010 - [s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

262,47 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação Centro, Escola Secundária de Arouca, Arouca.

Biography or history

A Escola Secundária de Arouca está localizada no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, na região Norte de Portugal. O espaço onde funciona a Escola Secundária /3 de Arouca era uma propriedade privada, pertencente a uma família de Arouquenses. Posteriormente, o edifício da propriedade foi cedido a um colégio privado chamado "Externato da Rainha Santa Mafalda". Só mais tarde é que foi constituída, oficialmente, pelo Decreto-Lei nº260-B/75 de 26 de Maio de 1975, a Escola Secundária. Desde essa data, foram feitas alterações nos pavilhões e algumas remodelações, sendo atualmente formada por um edifício designado de "Casarão" (onde funcionam receção, reprografia/papelaria, Serviços Administrativos, ASE, sala de diretores de turma e de atendimento aos encarregados de educação, gabinete da Direção Executiva, gabinete de psicologia e gabinete de apoio educativo e a sala da Associação de Estudantes), blocos de um a cinco, com salas de aula, salas específicas, laboratórios, biblioteca, bufete, sala de estudo, sala de convívio, sala de professores, anfiteatro, sala do pessoal auxiliar e clubes. A cantina funciona num sexto bloco, sendo munida de palco para atividades culturais e recreativas, alberga ainda o gabinete que serve de sede para a Associação de Estudantes. Possui ainda um pavilhão gimnodesportivo-desportivo, dois polidesportivos e balneários de apoio. Um outro edifício, denominado de "capela", serve de sala de apoio ao Curso de Educação e Formação de Empregados de MesaA escola tem apostado numa oferta variada de cursos profissionais. No ano letivo de 2009/2010, a Multimédia, Análises Laboratoriais, Ação Social, Construção Civil e Música são as áreas de abrangência dos cursos profissionais oferecidos pela Escola Secundária de Arouca.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Arouca é constituído por 53 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico Pedagógica; Pessoal Discente e Apoio Educativo.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).