Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESJP

Título

Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Datas descritivas

1957-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

305,095 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Jorge Peixinho.

História administrativa/biográfica/familiar

"Fundada em 10 de Setembro de 1957, como Escola Industrial e Comercial, foi a única escola durante longos anos a servir o concelho e os concelhos vizinhos, situando-se em edifício próprio, concluído em 1963.Tem tido um papel preponderante quer na formação profissional dos jovens da região e na sua inserção na vida ativa; quer no complemento de formação de adultos que frequentavam o ensino noturno.Em 1974, com as reformas introduzidas no sistema educativo, tomou a designação de Escola Polivalente do Montijo, e depois Escola Secundária de Montijo. Quando foi criada uma 2ª Escola Secundária no concelho passou a designar-se Escola Secundária nº 1 de Montijo.A atual designação data de Julho de 1998 e com ela pretendeu-se homenagear o Maestro Jorge Peixinho, natural de Montijo, onde nasceu em 1940, tendo falecido em 1995.A Escola serve a população da cidade em geral, (ocupada no sector terciário e no secundário, embora em menor número), e da freguesia do Montijo em particular."

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Jorge Peixinho é constituído por 32 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Saúde Escolar.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus". "Relatórios de actividades dos professores".

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo