Escola Secundária de Paredes
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESP
Título
Escola Secundária de Paredes
Datas descritivas
1972-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
41,22 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária de Paredes
História administrativa/biográfica/familiar
O estabelecimento de ensino hoje designado por Escola Secundária de Paredes iniciou-se em 1972 com a instalação duma Secção Liceal em Paredes, Secção do Liceu Garcia de Orta, do Porto. O primeiro dia de aulas viria a ocorrer a 10 de Outubro de 1972, no Palacete dos Viscondes de Paredes, hoje denominado Palacete da Granja. O edifício, já na época propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, foi cedido à Câmara Municipal de Paredes pelo Comendador Abílio de Seabra, especificamente para o funcionamento da Secção Liceal.No ano letivo de 1972/1973 apenas foram admitidas matrículas de alunos para a frequência dos 1º e 2º anos do Curso Liceal, tendo o alargamento da oferta acontecido gradualmente até ao ano letivo de 1975/1976, quando passou a abranger os Cursos Complementares. A Secção Liceal abriu com três turmas do 1º ano e uma turma do 2º ano, actuais 7º e 8º anos do ensino básico. O corpo docente, liderado pelo Vice-Reitor Horácio Mesquita e Melo, era constituído por 10 professores.A existência de uma Secção Liceal em Paredes foi assumida como sinónimo de progresso e de capacidade de realização, e já na altura era perceção corrente que a Escola só se tornaria efetivamente uma realidade consolidada com a ajuda dos pais e encarregados de educação.Em 1975, através do Decreto-Lei n.º 260-B/75, de 26 de Maio, são criadas escolas secundárias em vários distritos do país. Algumas dessas escolas, como aconteceu no caso de Paredes, resultaram da transformação de estabelecimentos ou secções dos ensinos liceal e técnico já existentes. Outras foram construídas de raiz em localidades onde não existia o ensino secundário oficial.Com o início da década de 80 nasce o complexo escolar onde passaria a funcionar a principal escola secundária do concelho de Paredes. Cerca de oito anos depois da constituição da Secção Liceal, a Escola Secundária Paredes deixava o Palacete dos Viscondes para se instalar definitivamente na Rua António Araújo.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária de Paredes é constituído por 28 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaEscola Secundária de Paredes: Projecto educativoMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo