Escola Secundária de Paredes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária de Paredes

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESP

Título

Escola Secundária de Paredes

Datas descritivas

1972-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

41,22 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária de Paredes

História administrativa/biográfica/familiar

O estabelecimento de ensino hoje designado por Escola Secundária de Paredes iniciou-se em 1972 com a instalação duma Secção Liceal em Paredes, Secção do Liceu Garcia de Orta, do Porto. O primeiro dia de aulas viria a ocorrer a 10 de Outubro de 1972, no Palacete dos Viscondes de Paredes, hoje denominado Palacete da Granja. O edifício, já na época propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, foi cedido à Câmara Municipal de Paredes pelo Comendador Abílio de Seabra, especificamente para o funcionamento da Secção Liceal.No ano letivo de 1972/1973 apenas foram admitidas matrículas de alunos para a frequência dos 1º e 2º anos do Curso Liceal, tendo o alargamento da oferta acontecido gradualmente até ao ano letivo de 1975/1976, quando passou a abranger os Cursos Complementares. A Secção Liceal abriu com três turmas do 1º ano e uma turma do 2º ano, actuais 7º e 8º anos do ensino básico. O corpo docente, liderado pelo Vice-Reitor Horácio Mesquita e Melo, era constituído por 10 professores.A existência de uma Secção Liceal em Paredes foi assumida como sinónimo de progresso e de capacidade de realização, e já na altura era perceção corrente que a Escola só se tornaria efetivamente uma realidade consolidada com a ajuda dos pais e encarregados de educação.Em 1975, através do Decreto-Lei n.º 260-B/75, de 26 de Maio, são criadas escolas secundárias em vários distritos do país. Algumas dessas escolas, como aconteceu no caso de Paredes, resultaram da transformação de estabelecimentos ou secções dos ensinos liceal e técnico já existentes. Outras foram construídas de raiz em localidades onde não existia o ensino secundário oficial.Com o início da década de 80 nasce o complexo escolar onde passaria a funcionar a principal escola secundária do concelho de Paredes. Cerca de oito anos depois da constituição da Secção Liceal, a Escola Secundária Paredes deixava o Palacete dos Viscondes para se instalar definitivamente na Rua António Araújo.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária de Paredes é constituído por 28 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Notas de publicação

Referência bibliográficaEscola Secundária de Paredes: Projecto educativoMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo