Escola Secundária Jácome Ratton, Tomar
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESJR
Título
Escola Secundária Jácome Ratton, Tomar
Datas de produção
1926-01-25
a
1926-02-04
Datas descritivas
1884-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
121,53 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Jácome Ratton.
História administrativa/biográfica/familiar
A Escola Secundária de Jácome Ratton é herdeira da Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton, fundada em 16 de Maio de 1884. O nome de Jácome Ratton ter-lhe-á sido atribuído em homenagem ao célebre empreendedor industrial. A Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton começou por funcionar com 36 alunos noturnos e dois diurnos, na Casa Nova da rua da Capela, tendo sido, em 1887, transferida para o Palácio dos Valles, na rua Larga, hoje rua Marquês de Pombal. Em 1915, passou a designar-se Escola de Carpintaria e Serralharia de Carruagens de Jácome Ratton. Após autorização para o funcionamento do Curso Elementar de Comércio, as aulas técnicas foram transferidas para o Palácio Alvim, na rua Dr. Sousa, permanecendo as oficinas no Palácio dos Valles. Passou, em 1925, a funcionar em edifícios próprios na rua da Graça, em terreno cedido pela Casa Manuel Mendes Godinho, com a designação de Escola Industrial e Comercial de Jácome Ratton. Em 27 de Abril de 1958 foram inauguradas as instalações na Av. D. Maria II, tendo então passado a designar-se Escola Industrial e Comercial de Tomar. Assim se chamou até ao ano letivo de 1979/80, altura em que voltou a estar ligada ao nome do seu primeiro patrono - Escola Secundária de Jácome Ratton.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Jácome Ratton é constituído por 55 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de atividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA JÁCOME RATTON - Anuário 91/92. Tomar : ESJR, 1992.ESCOLA SECUNDÁRIA JÁCOME RATTON - A génese da escola. [Consult. 29 Out. 2009]. Tomar: ESJR, [2009?]. Acessível em URL:<http://www.esec-jacome-ratton.rcts.pt/MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo