Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESQF
Título
Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Datas descritivas
1983-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
56,97 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Quinta das Flores.
História administrativa/biográfica/familiar
A Escola Secundária Quinta das Flores iniciou a sua atividade no ano letivo de 1982/1983 oferecendo apenas o 3º Ciclo do Ensino Unificado. Hoje tem exclusivamente alunos do Ensino Secundário.Foi considerada no início como uma escola de periferia, graças à sua localização. Situa-se hoje, no entanto, numa das zonas citadinas de maior desenvolvimento e crescimento demográfico, sendo servida por uma boa rede de acessos.A população escolar é constituída no início deste triénio por cerca de oitocentos e oitenta alunos da cidade e da periferia, distribuídos por treze turmas de 10º ano, sujeitas à Reorganização Curricular do Ensino Secundário, doze turmas de 11º ano, em que são lecionados os programas aprovados para a reorganização curricular, mas no quadro organizativo anterior e ainda doze turmas do 12º ano.O corpo docente é maioritariamente constituído por professores do quadro de nomeação definitiva e a escola assegura ainda Estágios Pedagógicos no grupos - 1º, 4º, 8ºA, 11ºB e Educação Física.O pessoal não docente engloba, naturalmente, diversas categorias, havendo 30 funcionários do quadro e 14 com contratos administrativos de provimento, ou com contratos a termo.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Quinta das Flores é constituído por 11 séries documentais pertencentes às secções: atas de reuniões dos órgãos de administração e gestão, registo de correspondência recebida, correspondência recebida, correspondência expedida ou copiador geral, contas de gerência, processos individuais de pessoal docente e não docente, livro de registo de diretores de turma, atas de reuniões de estruturas pedagógicas, relatórios de prática pedagógica, processos individuais de alunos, termos finais.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Notas de publicação
Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES - Projecto de Escola 2004-2007MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82. [Consult. 6 Ago. 2009]. Acessível na Internet: <http://www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf>
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo