Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESQF

Título

Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra

Datas descritivas

1983-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

56,97 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Quinta das Flores.

História administrativa/biográfica/familiar

A Escola Secundária Quinta das Flores iniciou a sua atividade no ano letivo de 1982/1983 oferecendo apenas o 3º Ciclo do Ensino Unificado. Hoje tem exclusivamente alunos do Ensino Secundário.Foi considerada no início como uma escola de periferia, graças à sua localização. Situa-se hoje, no entanto, numa das zonas citadinas de maior desenvolvimento e crescimento demográfico, sendo servida por uma boa rede de acessos.A população escolar é constituída no início deste triénio por cerca de oitocentos e oitenta alunos da cidade e da periferia, distribuídos por treze turmas de 10º ano, sujeitas à Reorganização Curricular do Ensino Secundário, doze turmas de 11º ano, em que são lecionados os programas aprovados para a reorganização curricular, mas no quadro organizativo anterior e ainda doze turmas do 12º ano.O corpo docente é maioritariamente constituído por professores do quadro de nomeação definitiva e a escola assegura ainda Estágios Pedagógicos no grupos - 1º, 4º, 8ºA, 11ºB e Educação Física.O pessoal não docente engloba, naturalmente, diversas categorias, havendo 30 funcionários do quadro e 14 com contratos administrativos de provimento, ou com contratos a termo.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Quinta das Flores é constituído por 11 séries documentais pertencentes às secções: atas de reuniões dos órgãos de administração e gestão, registo de correspondência recebida, correspondência recebida, correspondência expedida ou copiador geral, contas de gerência, processos individuais de pessoal docente e não docente, livro de registo de diretores de turma, atas de reuniões de estruturas pedagógicas, relatórios de prática pedagógica, processos individuais de alunos, termos finais.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Notas de publicação

Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES - Projecto de Escola 2004-2007MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82. [Consult. 6 Ago. 2009]. Acessível na Internet: <http://www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf>

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo