Escola Secundária Oliveira Júnior, S. João da Madeira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Oliveira Júnior, S. João da Madeira

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESOJ

Título

Escola Secundária Oliveira Júnior, S. João da Madeira

Datas descritivas

1983-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

82,48 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária Oliveira Júnior.

História administrativa/biográfica/familiar

O Agrupamento Vertical de Escolas Oliveira Júnior foi criado no início do ano lectivo 2007/2008 e é composto pela Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Oliveira Júnior (Escola Sede) e pelas Escolas do 1º Ciclo Espadanal e Ribeiros, pela Escola Básica com Jardim de Infância do Parrinho e Jardim de Infância das Travessas, todas pertencentes ao Concelho de S. João da Madeira, no Norte do Distrito de Aveiro.A construção da escola foi decretada por Despacho Ministerial, tendo sido concluída em 1983. Na sua origem era constituída pelo Bloco Administrativo, Bloco A e Balneários e iniciou atividade no ano letivo de 1983/1984, com 13 turmas do Ensino Básico, 20 docentes e 8 Auxiliares de Ação Educativa. Progressivamente o número de turmas foi aumentando e o ano de 1990/1991 viu incluído o Ensino Secundário cuja importância, angariada através de alguns anos, definiu e designou a escola como Secundária. No sentido de acompanhar o crescimento da população escolar, em 1993 foi concluída a construção dos Blocos B e C. O Pavilhão Desportivo foi feito em 1996 o que proporcionou condições para a prática desportiva escolar e de associações do município.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Oliveira Júnior é constituído por 13 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Notas de publicação

Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA OLIVEIRA JÚNIOR - Agrupamentos. [em linha]. S. João da Madeira: Escola Secundária Oliveira Júnior, 2007. MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo