Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, Vila Viçosa

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, Vila Viçosa

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESPHCVV

Título

Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, Vila Viçosa

Datas descritivas

1972-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

91,06 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Alentejo,Escola Secundária Públia Hortência de Castro

História administrativa/biográfica/familiar

Grande oradora e erudita, Públia Hortênsia de Castro (1548-1595). Nasceu em Vila Viçosa, sendo filha de Tomás de Castro e irmã de Jerónimo de Castro, a quem acompanhou para estudar Humanidades e Filosofia em Coimbra.Apesar de as leis do seu tempo vedarem o acesso das mulheres à universidade conseguiu vencer esta restrição. Com apenas 17 anos defendeu com imenso brilhantismo, em Évora, conclusões públicas. Estudou também Teologia. Defendeu, ao que se diz na presença de Filipe II de Espanha e I de Portugal, conclusões teológicas, as quais foram por ele tão apreciadas que lhe concedeu uma tença. Deixou vários manuscritos, dos quais se destacam Cartas Latinas e Portuguesas, Poesias Várias Latinas e Portuguesas, Salmos e o Opúsculo Flosculus Teologalis. Deste conjunto, a que alude Barbosa Machado, nada chegou até nós, prevalecendo, porém, a aura e a lenda desta mulher extraordinária, que constitui um exemplo precursor em Portugal e na Europa. É, aliás, André de Resende quem refere o singular brilhantismo da adolescente nas suas conclusões públicas, havendo ainda referências de Venturino a propósito da passagem por Vila Viçosa da embaixada do cardeal Alexandrino em 1571. E assim Públia Hortênsia constitui ainda hoje um autêntico símbolo de Vila Viçosa. É, deste modo, de elementar justiça a proposta do conselho diretivo da Escola Secundária de Vila Viçosa, obtida a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome de Públia Hortênsia de Castro aquele estabelecimento de ensino.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro é constituído por 18 séries documentais pertencentes a 5 secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Pessoal Discente.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de Conservação

Instrumentos de pesquisa

Inventário em folha de Excel.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo