Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESFRL

Título

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Datas descritivas

1881-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

2.42 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

História administrativa/biográfica/familiar

"A informação relativa à História da Escola é o resultado de uma pesquisa realizada pela professora da ESFRL, Adelaide Pinho em 2001.ApresentaçãoNuma altura em que se considera a escola como o centro da Educação, julgamos que o conhecimento da história das escolas poderá contribuir para melhor as entender como instituições e organizações que são no presente e para ajudar-nos a caminhar com elas, abrindo os caminhos do futuro que outros viverão.Uma Escola com mais de 150 anos de existência legal e que completou, em 4/5/2002, 150 anos de constituição definitiva tem, concerteza, uma história; essa história fundamenta o que ela é hoje, a forma como as pessoas a veem e sentem, quer vivam no seu interior ou fora dele; o seu percurso ao longo do tempo construiu o que é a sua cultura. Há hoje outras escolas com Ensino Secundário em Leiria, mas esta é a mais antiga; como todas as outras teve o seu percurso, os seus méritos, os seus momentos altos e os baixos, mas sem sombra de dúvida, contribuiu para a formação de várias gerações de leirienses, quer de nascimento, quer de adoção.Com esta página pretende-se apenas, neste momento, dar a conhecer uma parte do passado desta Escola; o que nela consta resulta de um trabalho realizado em 1994 (ano em que se completaram 150 anos da criação do Lyceu de Leiria), no âmbito da cadeira de História da Educação frequentada na Universidade de Aveiro, no Curso de Pós-graduação em Ciências da Educação - especialidade de Administração Escolar - e refere-se, apenas, ao período até à implantação da República. Para esse trabalho contámos com a colaboração do Conselho Diretivo desse ano, presidido pelo colega João Barge, e da Comissão para as Comemorações dos 150 anos do Liceu, constituída para comemorar a efeméride. Para a construção da página foi essencial a orientação dada pelo colega Pedro Guerreiro, na sua qualidade de formador e a disponibilidade do atual Conselho Executivo, presidido pelo colega Octávio Gonçalves.É, apenas um começo... Esperamos vir a ter oportunidade de dar continuidade a este trabalho.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo é constituído por 2 séries documentais pertencentes a 2 secções: Recursos Humanos; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Razoável estado de conservação.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo