Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESDSA
Título
Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes
Datas descritivas
1953-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
71,38 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes.
História administrativa/biográfica/familiar
"O historial da criação desta escola data de 1953, quando surgiu como Escola Industrial e Comercial de Abrantes. Mas datavam de há quase um século as aspirações do povo de Abrantes no que respeita à criação de uma Escola Técnica, pois, com o constante desenvolvimento industrial desta já então populosa região, impunha-se que os seus habitantes, a par desse desenvolvimento, pudessem aumentar a sua cultura geral e técnica. E eis que em 1953 as suas remotas aspirações foram concretizadas. Tendo sido criada por decreto saído a 7 de Julho de 1953, apenas em 5 de Novembro do mesmo ano se iniciaram as aulas. Foi na rua Santos e Silva, onde atualmente se encontra o posto da PSP, e com frequência de 237 alunos, que a nossa escola teve o seu berço.Esse edifício era já pequeno para o crescimento da população escolar, e em Abril de 1955, foram os próprios alunos que a transferiram para o novo edifício, situado na rua de S. Pedro, previamente adquirido para tal fim.No ano 1956-57 conseguiram-se acomodar os 675 alunos, se bem que fosse necessário funcionarem aulas no sótão e mesmo assim houve espaço para uma "espécie" de laboratório, não falando na cantina e no refeitório, que já existiam desde o dia 2 de Fevereiro de 1954. No ano de 1959, e Escola foi transferida para o atual edifício. Este, com uma capacidade para 1000 alunos, fazia crer que satisfaria as necessidades. Após o 25 de Abril de 1974 e na sequência da reestruturação de modelos de ensino, liceus e escolas técnicas foram extintas, dando lugar a escolas secundárias. Nesse contexto a E.I.C.A. dá lugar à Escola Secundária Nº1 de Abrantes, designação que manteve até 1993 quando, após auscultação à Comunidade Educativa, o nome foi alterado para Dr. Solano de Abreu, uma vez que e de acordo com a legislação entretanto publicada, todas as escolas deviam ter um Patrono, que se tornará obrigatório se na mesma localidade existir mais do que uma escola do mesmo nível de ensino".
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu é constituído por 7 séries documentais pertencentes a 6 secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".