Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESDSA

Título

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes

Datas descritivas

1953-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

71,38 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, Abrantes.

História administrativa/biográfica/familiar

"O historial da criação desta escola data de 1953, quando surgiu como Escola Industrial e Comercial de Abrantes. Mas datavam de há quase um século as aspirações do povo de Abrantes no que respeita à criação de uma Escola Técnica, pois, com o constante desenvolvimento industrial desta já então populosa região, impunha-se que os seus habitantes, a par desse desenvolvimento, pudessem aumentar a sua cultura geral e técnica. E eis que em 1953 as suas remotas aspirações foram concretizadas. Tendo sido criada por decreto saído a 7 de Julho de 1953, apenas em 5 de Novembro do mesmo ano se iniciaram as aulas. Foi na rua Santos e Silva, onde atualmente se encontra o posto da PSP, e com frequência de 237 alunos, que a nossa escola teve o seu berço.Esse edifício era já pequeno para o crescimento da população escolar, e em Abril de 1955, foram os próprios alunos que a transferiram para o novo edifício, situado na rua de S. Pedro, previamente adquirido para tal fim.No ano 1956-57 conseguiram-se acomodar os 675 alunos, se bem que fosse necessário funcionarem aulas no sótão e mesmo assim houve espaço para uma "espécie" de laboratório, não falando na cantina e no refeitório, que já existiam desde o dia 2 de Fevereiro de 1954. No ano de 1959, e Escola foi transferida para o atual edifício. Este, com uma capacidade para 1000 alunos, fazia crer que satisfaria as necessidades. Após o 25 de Abril de 1974 e na sequência da reestruturação de modelos de ensino, liceus e escolas técnicas foram extintas, dando lugar a escolas secundárias. Nesse contexto a E.I.C.A. dá lugar à Escola Secundária Nº1 de Abrantes, designação que manteve até 1993 quando, após auscultação à Comunidade Educativa, o nome foi alterado para Dr. Solano de Abreu, uma vez que e de acordo com a legislação entretanto publicada, todas as escolas deviam ter um Patrono, que se tornará obrigatório se na mesma localidade existir mais do que uma escola do mesmo nível de ensino".

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu é constituído por 7 séries documentais pertencentes a 6 secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Razoável estado de conservação.

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".