Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESAB

Descriptive dates

1884-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

187m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra.

Biography or history

Criada com o nome de Escola de Desenho Industrial, por Decreto do ministro António Augusto de Aguiar em Janeiro de 1884. Na sua génese estava a Escola Livre das Artes do Desenho criada em 1878 por António Augusto Gonçalves. O nome Brotero foi acrescentado por Decreto de Dezembro de 1884.Com o decorrer do tempo e de sucessivas reformas foi Escola Industrial, Escola Industrial e Comercial, Escola Técnica. Hoje é designada por Escola Secundária como todas as outras. Não esquecendo as suas origens, tem tentado dentro do sistema que extinguiu o ensino técnico, continuar a dar formação naquilo em que se sente vocacionada e que considera útil para os alunos e para o país. Tem procurado inserir os seus alunos no contexto temporal em que se encontram, promovendo contactos com o exterior, dentro e fora do país.A escola possui um quadro estável do corpo docente (aproximadamente 280 professores), sendo a maioria profissionalizada do Quadro de Nomeação Definitiva. O corpo discente é constituído, atualmente, por aproximadamente 2000 alunos.Colabora com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra viabilizando núcleos de estágio de Matemática, Física, Biologia, Português/Francês; Português/Inglês; Filosofia, sendo, quase sempre, os orientadores professores do quadro definitivo da Escola. No ano letivo de 97/98 iniciou-se o estágio da Faculdade de Ciências e Desporto.Com a dinâmica da reforma curricular e novas tecnologias a escola debate-se com um problema de reestruturação dos seus espaços e equipamentos.A Escola Secundária de Avelar Brotero pertence ao Centro de Formação Minerva.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Avelar Brotero é constituído por 8 séries documentais pertencentes às secções: Recursos Humanos, Pessoal Discente e Informação e Comunicação.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO [Em linha]. Coimbra: E.S.A.B., 2009. [consult. 18 Set. 2009]. MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).