Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESAB
Título
Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra
Datas descritivas
1884-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
187m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra.
História administrativa/biográfica/familiar
Criada com o nome de Escola de Desenho Industrial, por Decreto do ministro António Augusto de Aguiar em Janeiro de 1884. Na sua génese estava a Escola Livre das Artes do Desenho criada em 1878 por António Augusto Gonçalves. O nome Brotero foi acrescentado por Decreto de Dezembro de 1884.Com o decorrer do tempo e de sucessivas reformas foi Escola Industrial, Escola Industrial e Comercial, Escola Técnica. Hoje é designada por Escola Secundária como todas as outras. Não esquecendo as suas origens, tem tentado dentro do sistema que extinguiu o ensino técnico, continuar a dar formação naquilo em que se sente vocacionada e que considera útil para os alunos e para o país. Tem procurado inserir os seus alunos no contexto temporal em que se encontram, promovendo contactos com o exterior, dentro e fora do país.A escola possui um quadro estável do corpo docente (aproximadamente 280 professores), sendo a maioria profissionalizada do Quadro de Nomeação Definitiva. O corpo discente é constituído, atualmente, por aproximadamente 2000 alunos.Colabora com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra viabilizando núcleos de estágio de Matemática, Física, Biologia, Português/Francês; Português/Inglês; Filosofia, sendo, quase sempre, os orientadores professores do quadro definitivo da Escola. No ano letivo de 97/98 iniciou-se o estágio da Faculdade de Ciências e Desporto.Com a dinâmica da reforma curricular e novas tecnologias a escola debate-se com um problema de reestruturação dos seus espaços e equipamentos.A Escola Secundária de Avelar Brotero pertence ao Centro de Formação Minerva.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Avelar Brotero é constituído por 8 séries documentais pertencentes às secções: Recursos Humanos, Pessoal Discente e Informação e Comunicação.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO [Em linha]. Coimbra: E.S.A.B., 2009. [consult. 18 Set. 2009].MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo.