Escola Secundária Inês de Castro, Vila Nova de Gaia

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Inês de Castro, Vila Nova de Gaia

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESIC

Production dates

1985-10-27  to  2003-06-17 

Descriptive dates

1985-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

114,84 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária Inês de Castro.

Biography or history

A Escola Secundária Inês de Castro foi criada pela portaria 406/80 de 15 de Julho, ainda com o nome de Escola Secundária de Canidelo. O início das suas atividades só se verificou a 17 de Novembro de 1985, com vinte turmas, num total de 688 alunos. No ano letivo de 1996/97, elegeu como patrono a figura histórica de Inês de Castro, passando a designar-se Escola Secundária Inês de Castro. É uma escola pública que leciona o 3º ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário, com percurso regular e, ainda, os Cursos Qualificantes, tais como Cursos de Educação e Formação (CEF), Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA), Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), Cursos Profissionais e um Centro de Novas Oportunidades (CNO) com Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Em 2006 foi inserida no projeto Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) pelo Ministério da Educação. Este projeto visa a apropriação, por parte das comunidades educativas menos favorecidas, de instrumentos e recursos que lhes permitam orientar a sua ação para a integração nas vertentes escolar e social dos alunos.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Inês de Castro é constituído por 15 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão, Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

Escola Secundária Inês de Castro : Projecto Educativo MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).