Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESCM
Título
Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto
Datas descritivas
1916-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
182,82 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária Carolina Michaëlis.
História administrativa/biográfica/familiar
A Escola Secundária Carolina Michaëlis está instalada num edifício situado na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, inaugurado em 1951, na altura para servir uma população estudantil feminina. A Escola deu continuidade ao Liceu Nacional Feminino, criado no Porto em 1914, transformado em Escola Secundária após o 25 de Abril de 1974 e em Escola mista a partir de 1979, assumindo-se hoje como Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico, oferecendo atualmente cursos tecnológicos e profissionais para além dos cursos científico-humanísticos, numa aposta da diversificação da sua oferta educativa.A Escola tem desenvolvido diversas atividades de complemento curricular, nomeadamente nas áreas do Desporto Escolar, Teatro e Ambiente. Tem estado ainda integrada em vários Projetos Educativos de carácter extra - curricular, designadamente os Projetos “Comenius 1 - Parceria entre escolas” e "Ciência Viva", tendo também estabelecido um Protocolo com o Instituto de Biologia Molecular da Universidade do Porto. A Escola tem colaborado na Formação de Professores, tanto na Profissionalização em Exercício como nos Estágios integrados para formação de professores de várias Universidades. Desde o ano letivo 1976/77 estão constituídas na Escola a Associação de Pais e Encarregados de Educação (formalizada em 29 de Março de 1977), bem como uma Associação de Estudantes.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Carolina Michaëlis é constituído por 7 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA CAROLINA MICHAËLIS - Projecto de Escola 2009-2011MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo