Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Severim de Faria, Évora

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Severim de Faria, Évora

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ES3BSF

Título

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Severim de Faria, Évora

Datas descritivas

1960-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

43.12 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação do Alentejo, Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Severim de Faria, Évora.

História administrativa/biográfica/familiar

«A "história" da Escola remonta a 16 de Julho de 1960. Era então denominada "Colégio de Nossa Senhora do Carmo", nome atribuído por Manuela de Brito.Em 1962/63, passou a ser designada por "Instituto das Irmãs Doroteias", funcionando nesta altura como colégio interno e externo.Em 1973, o Governo iniciou negociações com a entidade proprietária com vista à aquisição do edifício, o que aconteceu em 1975. Ainda no ano letivo de 1975/76 foi nomeada uma comissão instaladora e efetuaram-se obras de restauro.Em 1976/77 a Escola adotou o nome de "Escola Secundária da Sé" e abriu com os 7º e 8º anos de escolaridade. Surgiu então o projeto do I.A.S.E. para instalação de um alojamento misto para alunos, no último piso do edifício. Não obstante as opiniões diversificadas e antagónicas sobre esta matéria, o alojamento abriu em Março de 1980.Atualmente a Escola tem o nome de "Escola Secundária de Severim de Faria". No ano letivo de 1989/90 foram concluídas obras de restauro e ampliação no sentido de tornar este espaço educativo mais adaptado às exigências da escola moderna. No ano letivo de 1994/95 foram inaugurados novos balneários que servem de apoio às infra-estruturas desportivas exteriores, cuja construção foi concluída no mesmo ano letivo. Em breve se iniciará todo o reordenamento do espaço exterior que além da nova vedação contemplará uma nova portaria a ser colocada em local a definir. Estas medidas resultarão de um acordo que a escola tentará potenciar entre a autarquia e a Direcção Regional do Alentejo, tendo em vista um diferente enquadramento que garanta melhores condições de acesso e segurança da escola.»

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Severim de Faria é constituído por 4 séries documentais pertencentes às secções: Recursos Financeiros e Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Razoável estado de conservação

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivo.