Escola Secundária com 3.º Ciclo de Santa Maria da Feira

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária com 3.º Ciclo de Santa Maria da Feira

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ES3SMF

Descriptive dates

1974-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

153,88 m.l.

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária com 3.º Ciclo de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira.

Biography or history

" A casa do Montinho, onde nasceu e viveu o Dr. Aguiar Cardoso, foi adaptada para servir estas finalidades educativas com a implantação de alguns pavilhões pré-fabricados. Em 1974 esta secção fundiu-se com a Secção Técnica de Vila Nova de Gaia (ofício n.º 333 de 03/06/1974), dando origem à Escola Secundária de Vila da Feira, tendo sido nomeado Encarregado da Direcção desta Escola até então o Vice-Reitor da secção Liceal Dr. Fernando Celso de Almeida de Miranda.Na Escola Secundária de Vila da Feira funcionavam os três anos do Curso Geral de Administração e Comércio, o Curso Geral de Mecânica e o Curso Geral de Formação Feminina.No entanto, a população do concelho da Feira reivindicou, desde muito cedo, a criação do 3º Ciclo do Ensino Liceal, pois a sua inexistência obrigava à saída dos estudantes para os concelhos limítrofes de São João da Madeira, Ovar e Espinho, para prosseguirem estudos.O 3º Ciclo do Ensino Liceal só viria a ser criado nesta Escola no ano letivo de 1975/76.Com a Revolução do 25 de Abril terminam também os cargos de direção nomeados pelo Ministério da Educação e a Escola passa a ser gerida por uma Comissão de Gestão eleita democraticamente.Desde então, a Escola diversificou as suas ofertas de ensino, reforçou a sua dinâmica e, simultaneamente, estabilizou o seu corpo docente.A evolução do sistema educativo e a diversificação das necessidades pedagógicas, estimularam mudanças e melhoramentos que se vão prolongando no tempo." [site consultado a 17-09-2009]

Scope and content

O fundo da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Santa Maria da Feira é constituído por 13 séries documentais pertencentes às secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros e Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).