Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESIDM

Título

Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Datas de produção

1918-10-04  a  2005-06-13 

Datas descritivas

1915-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

267,56 m.l.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Infanta D. Maria.

História administrativa/biográfica/familiar

Pelo Decreto 4650 de 14 de Julho de 1918 foi criado o Liceu Feminino de Coimbra que iniciou as atividades letivas em 19 de Fevereiro do ano seguinte, num edifício que ainda hoje existe: a casa nº 111 da Avenida Sá da Bandeira. Nesse mesmo ano, decidiu o Governo, pelo Decreto 5096 de 13 de Janeiro, “distinguir com designação própria os vários estabelecimentos de ensino” e “atribuir a esses estabelecimentos nomes de grandes individualidades, cuja lembrança constitua para os educandos perene sugestão de virtudes cívicas e morais e o reconhecimento de sólidos valores intelectuais”. O Liceu Feminino de Coimbra passou então a designar-se por Liceu Nacional Infanta D. Maria. Do nº 111 da Avenida Sá da Bandeira passou o Liceu a ocupar as instalações da antiga Quinta da Rainha (área ocupada hoje pelo Instituto Maternal), indo mais tarde para o Colégio de S. Bento, aos Arcos do Jardim, edifício onde hoje se encontra instalado o Instituto de Antropologia. Só em 1 de Outubro de 1948 encontrou casa própria: na Rua Infanta D. Maria. Em 1975 o Liceu, até então feminino, passou a ser misto e mudou a sua designação para Escola Secundária Infanta D. Maria. De 1975 a 1981, a escola ocupou ainda as instalações do então Estádio Municipal, sendo aí lecionadas treze Turmas (7º, 8º e 9º anos). Em 1998 foram comemorados os 50 anos do edifício da Escola tendo sido feita uma medalha alusiva dessa efeméride cuja autoria pertence a Luís Pereira, antigo aluno desta Escola.

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Infanta D. Maria é constituído por 32 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Notas de publicação

Referência bibliográficaESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA [Consult. 20 Ago. 2009].SEABRA, Maria Judite - Liceu Infanta D. Maria, Coimbra. In NÓVOA, António ; SANTA-CLARA, Ana Teresa (coord.) - Liceus de Portugal : histórias, arquivos, memórias. Santa Iría de Azóia: ASA, 2003. ISBN 972-41-3173-4. p.204-221.MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo