Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESIDM

Production dates

1918-10-04  to  2005-06-13 

Descriptive dates

1915-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

267,56 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Infanta D. Maria.

Biography or history

Pelo Decreto 4650 de 14 de Julho de 1918 foi criado o Liceu Feminino de Coimbra que iniciou as atividades letivas em 19 de Fevereiro do ano seguinte, num edifício que ainda hoje existe: a casa nº 111 da Avenida Sá da Bandeira. Nesse mesmo ano, decidiu o Governo, pelo Decreto 5096 de 13 de Janeiro, “distinguir com designação própria os vários estabelecimentos de ensino” e “atribuir a esses estabelecimentos nomes de grandes individualidades, cuja lembrança constitua para os educandos perene sugestão de virtudes cívicas e morais e o reconhecimento de sólidos valores intelectuais”. O Liceu Feminino de Coimbra passou então a designar-se por Liceu Nacional Infanta D. Maria. Do nº 111 da Avenida Sá da Bandeira passou o Liceu a ocupar as instalações da antiga Quinta da Rainha (área ocupada hoje pelo Instituto Maternal), indo mais tarde para o Colégio de S. Bento, aos Arcos do Jardim, edifício onde hoje se encontra instalado o Instituto de Antropologia. Só em 1 de Outubro de 1948 encontrou casa própria: na Rua Infanta D. Maria. Em 1975 o Liceu, até então feminino, passou a ser misto e mudou a sua designação para Escola Secundária Infanta D. Maria. De 1975 a 1981, a escola ocupou ainda as instalações do então Estádio Municipal, sendo aí lecionadas treze Turmas (7º, 8º e 9º anos). Em 1998 foram comemorados os 50 anos do edifício da Escola tendo sido feita uma medalha alusiva dessa efeméride cuja autoria pertence a Luís Pereira, antigo aluno desta Escola.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Infanta D. Maria é constituído por 32 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA [Consult. 20 Ago. 2009]. SEABRA, Maria Judite - Liceu Infanta D. Maria, Coimbra. In NÓVOA, António ; SANTA-CLARA, Ana Teresa (coord.) - Liceus de Portugal : histórias, arquivos, memórias. Santa Iría de Azóia: ASA, 2003. ISBN 972-41-3173-4. p.204-221. MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).