Escola Secundária de Lousada, Lousada

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária de Lousada, Lousada

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESL

Descriptive dates

1983-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

41,53 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária de Lousada.

Biography or history

A Escola Secundária de Lousada foi criada pela Portaria nº 907/83 de 1 de Outubro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano e da Educação publicada no Diário da República número 227 de sábado, 1 de Outubro de 1983 (1ª série), sendo Ministro da Educação José Augusto Seabra. Do quadro de pessoal docente publicado em anexo à portaria faziam parte 37 professores, 11 funcionários administrativos e 26 funcionários não administrativos (1 encarregado, 3 guardas, 1 ecónomo, 1 cozinheiro, 2 ajudantes de cozinha e 18 contínuos). A escola ministrava Cursos Gerais, funcionando provisoriamente na Quinta das Pocinhas, freguesia de Cristelos. A Comissão Instaladora era constituída pelos professores Arnaldo Leite, Ana Maria Solha e Odete Araújo. A 24 de Setembro de 1986 são inauguradas novas instalações, pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares, no Lugar da Mata das Almas, freguesia de Pias e, posteriormente, rua Dr. Mário Soares. Os professores Arnaldo Leite, Odete Araújo e Ana Maria Solha foram chamados ao Ministério da Educação onde receberam como missão integrar a Comissão Instaladora da Escola Secundária de Lousada. Iniciaram funções num espaço cedido pela Escola Preparatória Dr. Marnoco e Sousa (designação da actual EB 2/3 de Lousada), mais precisamente na sua biblioteca e, durante três meses, ali se mantiveram em exercício, conjuntamente com os dois funcionários administrativos e outros tantos funcionários auxiliares de educação. Durante este período de tempo, os professores foram requisitados por aquela escola e todo o material necessário aos serviços de secretaria foi-lhes facultado pela Escola Preparatória. Das antigas escolas secundárias de Fafe e de Felgueiras (entretanto dotadas de novas instalações) receberam o material necessário ao equipamento de salas de aula, serviços administrativos e bufete e mudaram para a escola nova que constituiu o embrião do que seria a escola existente na Mata das Almas.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Lousada é constituído por 10 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de atividades dos professores".

Publication notes

Escola Secundária de Lousada: Memórias da fundação [Consult. 24 Jul. 2009]. MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-81.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).