Escola Secundária com 3.º Ciclo Rainha Santa Isabel, Estremoz

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária com 3.º Ciclo Rainha Santa Isabel, Estremoz

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ES3RSI

Título

Escola Secundária com 3.º Ciclo Rainha Santa Isabel, Estremoz

Datas descritivas

1930-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

203,23 m.l.

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação do Alentejo, Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz.

História administrativa/biográfica/familiar

"1924 Fundação da Escola de Artes e Ofícios de Estremoz, a funcionar no 1º andar do atual edifício do Museu Municipal, no Largo do Castelo.1925-29 Os docentes trabalhavam gratuitamente para que a instituição vingasse.1930 Elevação deste estabelecimento de ensino à categoria de Escola Industrial, sendo-lhe atribuída a designação oficial de Escola Industrial António Augusto Gonçalves. Neste período, sob a direção do docente Luís Fernandes, as instalações foram transferidas para a rua da Pena, para o edifício onde hoje se encontra o Centro Paroquial de Stª Maria. Nela estavam matriculados 40 alunos.1949 A Escola Industrial António Augusto Gonçalves é transferida provisoriamente para o antigo Palácio Real do Castelo (antiga Sala de Armas de D. João V, hoje Pousada Rainha Santa Isabel). Esta situação perdurará até 1964. A frequência deste estabelecimento aproximava-se então do meio milhar de alunos.1962 Conclusão das obras de um novo edifício escolar.13/04/1964 Durante o mandato do Diretor Peres Claro, e graças a muitas diligências suas, é inaugurado o edifício atual, construído de raiz para o efeito. 1963/64 Durante a semana que se seguiu à inauguração, ocorre a transferência de todo o equipamento e material para o novo edifício. O número de alunos matriculados era então cerca de 650 alunos.Foi docente, neste período, o poeta e escritor Sebastião da Gama, que se destacou pelos seus métodos pedagógicos inovadores.1974/75 A Escola volta a mudar de designação, passando a ser conhecida por Escola Secundária de Estremoz, à qual é anexada neste ano a Secção Liceal de Estremoz do Liceu Nacional de Évora (o qual funcionava desde o ano letivo 1971/72).1986 O número de alunos matriculados ultrapassa os 1400 alunos.1987 Em 2 de Abril deste ano sai a Portaria que define nova designação - Escola Secundária da Rainha Santa Isabel.1999/00 Entra em vigor o novo modelo de gestão, que obrigou à reformulação de alguns órgãos intermédios de gestão.2000/01 Implementação da Gestão Flexível de Currículo no 7º ano, tornando-se a primeira Escola Secundária da Direcção Regional de Educação do Alentejo com esta nova modalidade curricular."

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Rainha Santa Isabel é constituído por 46 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente, Complemento e Enriquecimento Curricular.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Bom estado de conservação

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva

Unidades de descrição relacionadas

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus".pode ser consultado em www.sg.min-edu.pt/docs/directores_3_jms.pdf;"Relatórios de actividades dos professores".

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivo