Escola Secundária com 3.º Ciclo Rainha Santa Isabel, Estremoz
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ES3RSI
Título
Escola Secundária com 3.º Ciclo Rainha Santa Isabel, Estremoz
Datas descritivas
1930-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
203,23 m.l.
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação do Alentejo, Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz.
História administrativa/biográfica/familiar
"1924 Fundação da Escola de Artes e Ofícios de Estremoz, a funcionar no 1º andar do atual edifício do Museu Municipal, no Largo do Castelo.1925-29 Os docentes trabalhavam gratuitamente para que a instituição vingasse.1930 Elevação deste estabelecimento de ensino à categoria de Escola Industrial, sendo-lhe atribuída a designação oficial de Escola Industrial António Augusto Gonçalves. Neste período, sob a direção do docente Luís Fernandes, as instalações foram transferidas para a rua da Pena, para o edifício onde hoje se encontra o Centro Paroquial de Stª Maria. Nela estavam matriculados 40 alunos.1949 A Escola Industrial António Augusto Gonçalves é transferida provisoriamente para o antigo Palácio Real do Castelo (antiga Sala de Armas de D. João V, hoje Pousada Rainha Santa Isabel). Esta situação perdurará até 1964. A frequência deste estabelecimento aproximava-se então do meio milhar de alunos.1962 Conclusão das obras de um novo edifício escolar.13/04/1964 Durante o mandato do Diretor Peres Claro, e graças a muitas diligências suas, é inaugurado o edifício atual, construído de raiz para o efeito. 1963/64 Durante a semana que se seguiu à inauguração, ocorre a transferência de todo o equipamento e material para o novo edifício. O número de alunos matriculados era então cerca de 650 alunos.Foi docente, neste período, o poeta e escritor Sebastião da Gama, que se destacou pelos seus métodos pedagógicos inovadores.1974/75 A Escola volta a mudar de designação, passando a ser conhecida por Escola Secundária de Estremoz, à qual é anexada neste ano a Secção Liceal de Estremoz do Liceu Nacional de Évora (o qual funcionava desde o ano letivo 1971/72).1986 O número de alunos matriculados ultrapassa os 1400 alunos.1987 Em 2 de Abril deste ano sai a Portaria que define nova designação - Escola Secundária da Rainha Santa Isabel.1999/00 Entra em vigor o novo modelo de gestão, que obrigou à reformulação de alguns órgãos intermédios de gestão.2000/01 Implementação da Gestão Flexível de Currículo no 7º ano, tornando-se a primeira Escola Secundária da Direcção Regional de Educação do Alentejo com esta nova modalidade curricular."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Rainha Santa Isabel é constituído por 46 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente, Complemento e Enriquecimento Curricular.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus".pode ser consultado em www.sg.min-edu.pt/docs/directores_3_jms.pdf;"Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivo