Escola Secundária de Santo André, Barreiro
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESSA
Título
Escola Secundária de Santo André, Barreiro
Datas descritivas
1977-[s.m.]-[s.d.] / 2009-]s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
155.16 m.l.
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária de Santo André
História administrativa/biográfica/familiar
"A Escola Secundária de Santo André iniciou a sua atividade em 1977, tendo sido oficializada pela portaria nº 782/77. Designada originalmente como Escola Secundária do Barreiro, recebeu a atual denominação pela portaria nº 15 de 06/01/85. Santo André corresponde à designação toponímica da freguesia em que a escola se localiza. A freguesia, por sua vez, foi instituída em 1973, pelo Decreto-Lei nº 547/73, com sede na povoação de Telha Nova. Parece que terá existido, nesta zona, uma Igreja dedicada a Santo André que seria alvo de inúmeras peregrinações. Daí Santo André ter-se tornado o órgão da freguesia e, consequentemente, o patrono da nossa escola..."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária de Santo André, no Barreiro é constituído por 23 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e gestão, Funcionamento geral, Recursos humanos, Recursos financeiros, Atividade cientifico-pedagógica, Pessoal discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adaptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Documentação em bom estado de conservação.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficahttp://www.esec-sto-andre-bar.rcts.pt/ [consultado a 2009-07-13]MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82. O artigo pode ser consultado em www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo