Escola Secundária da Cidade Universitária, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Subfundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESPAV-ESCU
Título
Escola Secundária da Cidade Universitária, Lisboa
Datas descritivas
1980-[s.m.]-[s.d.] / 2003-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
196, 94 ml.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa, Escola Secundária da Cidade de Universitária
História administrativa/biográfica/familiar
"Criada em Outubro de 1980, recebe o seu nome da localização nos terrenos da Universidade Clássica de Lisboa. Destinava-se a lecionar o 12º ano da Via de Ensino que funcionava então como ano de preparação para o acesso ao Ensino Superior. Em 1985 começaram a ser lecionados os 10º e 11º anos da Escolaridade Secundária e em 93/94 começou a funcionar na Escola o Ensino Técnico-Profissional. A partir de 93/94, ano da generalização da Reforma Curricular, a Escola tem para oferecer no turno diurno, Planos de Estudo do C.S.P.O.P.E. (1º, 2º, 3º e 4º Agrupamentos) e do C.P.O.V.D.A. (C. Tecnológico de Informática do 1º Agrupamento). Atendendo às condições precárias das instalações desta escola (pavilhões pré-fabricados) desde há anos que o Ministério da Educação projeta a sua saída da Cidade Universitária, intenção contra a qual se manifesta esta comunidade escolar. Em Maio de 2003 esta escola foi formalmente extinta em resultado de uma fusão com a Escola Secundária Padre António VieiraNa sequência desta decisão foi constituída a Escola Secundária Calouste Gulbenkian.
Âmbito e conteúdo
A Escola Secundária da Cidade Universitária foi extinta em 2003 e incorporada pela Escola Secundária Padre António Vieira que recebeu o seu espólio documental. O fundo da Escola Secundária da Cidade Universitária é constituído por 10 séries documentais pertencentes a 3 secções: Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo