Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESPAV
Título
Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa
Datas descritivas
1965-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
222, 27 ml.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa, Escola Secundária Padre António Vieira
História administrativa/biográfica/familiar
" A ESPAV foi fundada em 1965, em edifício próprio com projeto do Arquiteto Rui Athouguia.Inicialmente destinada a ser um liceu masculino, assim funcionou até ao 25 de Abril de 1974, tendo passado, a partir dessa data, a escola secundária. Os registos do início da vida da escola mostram um edifício implementado num espaço bastante despido, situado na periferia do bairro de Alvalade. A população escolar - dimensionada de início em cerca de 700 alunos - tem variado bastante ao longo dos anos, com um máximo de 2000 alunos nos anos 80/90, baixando em finais de 90 para cerca de 500, e atualmente cerca de 800.Em 2003/04 começa um novo ciclo da vida da ESPAV - resultando agora da fusão de duas escolas, ESPAV e ESCU, a nova escola passou a integrar as duas comunidades escolares num todo que dispõe de equipamentos e saberes que lhe permitem assegurar um ensino da melhor qualidade e enfrentar com sucesso os desafios do ensino em Portugal."
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A Escola Secundária Padre António Vieira fundiu-se com a Escola Secundária da Cidade Universitária, extinta em 2003, e recebeu o seu espólio documental.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Padre António Vieira é constituído por 29 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo