Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MESG/RAE/ESPAN

Título

Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz

Datas descritivas

1970-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimensão e suporte

414, 14 ml.; papel

Produtor descritivo

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Padre Alberto Neto

História administrativa/biográfica/familiar

" A nossa escola nasceu da secção do Liceu Passos Manuel, criada em 1965/66 na Quinta da Tascôa-Massamá.Ainda como secção do Liceu Passos Manuel abriu a 3 de Janeiro de 1972, ocupando parte das instalações que atualmente a compõem.O espaço físico reduzia-se aos pavilhões 1 e 2, sem biblioteca ou bar e os anos lecionados limitavam-se aos 3º, 4º e 5º do ensino liceal. O pessoal administrativo e docente estava agregado aos serviços administrativos do Liceu Passos Manuel, sendo o reitor o Dr. Carlos Murteira e a vice-reitora a Dr.ª Cândida Pedro. O número de professores, alunos e funcionários era muito reduzido.A designação de Liceu Nacional de Queluz foi atribuída no ano letivo 72/73. Nesta altura a escola contava já com serviços administrativos autónomos e um quadro de efetivo de 18 professores. Simultaneamente, os níveis curriculares foram alargados ao 2.º ano do Curso Complementar.Após o 25 de Abril de 1974, a Portaria 608/79 alterou a designação de Liceu para Escola Secundária de Queluz - n.º1.Em 1991, a comunidade educativa escolheu para seu patrono o Padre Alberto Neto, como forma de homenagear o educador que, ao longo de vários anos, contribuiu para a formação dos jovens desta Escola. A partir da publicação do Despacho 125/SERE/93, ficou a denominar-se Escola Secundária Padre Alberto Neto - Queluz.Hoje a Escola tem cerca de 2.200 alunos, 210 professores e 72 funcionários. Enquadrada num parque escolar marcado pelo verde dos pinheiros, plátanos, palmeiras e muitas flores, a ESPAN possui 36 salas para aulas de índole geral, 4 salas de Informática, laboratórios de Biologia, Física, Geologia, Química, Pavilhão Gimnodesportivo, 4 campos exteriores de jogos, Oficina de Serigrafia, Mediateca e Estúdio de Fotografia. A Biblioteca/Mediateca dispõe de cerca de 10.000 volumes, 500 documentos em vídeo e 80 documentos em CD-ROM."

Âmbito e conteúdo

O fundo da Escola Secundária Padre Alberto Neto é constituído por 49 séries documentais pertencentes a secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente. A pedido da Escola foram mantidas todas as séries documentais existentes no fundo documental, mesmo as de possível eliminação.

Sistema de organização

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adaptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta

Idioma e escrita

Português

Características físicas e requisitos técnicos

Relativamente bem conservado

Localização

Arquivo em fase de instalação definitiva

Notas de publicação

Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo