Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESPAN
Título
Escola Secundária Padre Alberto Neto, Queluz
Datas descritivas
1970-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
414, 14 ml.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Padre Alberto Neto
História administrativa/biográfica/familiar
" A nossa escola nasceu da secção do Liceu Passos Manuel, criada em 1965/66 na Quinta da Tascôa-Massamá.Ainda como secção do Liceu Passos Manuel abriu a 3 de Janeiro de 1972, ocupando parte das instalações que atualmente a compõem.O espaço físico reduzia-se aos pavilhões 1 e 2, sem biblioteca ou bar e os anos lecionados limitavam-se aos 3º, 4º e 5º do ensino liceal. O pessoal administrativo e docente estava agregado aos serviços administrativos do Liceu Passos Manuel, sendo o reitor o Dr. Carlos Murteira e a vice-reitora a Dr.ª Cândida Pedro. O número de professores, alunos e funcionários era muito reduzido.A designação de Liceu Nacional de Queluz foi atribuída no ano letivo 72/73. Nesta altura a escola contava já com serviços administrativos autónomos e um quadro de efetivo de 18 professores. Simultaneamente, os níveis curriculares foram alargados ao 2.º ano do Curso Complementar.Após o 25 de Abril de 1974, a Portaria 608/79 alterou a designação de Liceu para Escola Secundária de Queluz - n.º1.Em 1991, a comunidade educativa escolheu para seu patrono o Padre Alberto Neto, como forma de homenagear o educador que, ao longo de vários anos, contribuiu para a formação dos jovens desta Escola. A partir da publicação do Despacho 125/SERE/93, ficou a denominar-se Escola Secundária Padre Alberto Neto - Queluz.Hoje a Escola tem cerca de 2.200 alunos, 210 professores e 72 funcionários. Enquadrada num parque escolar marcado pelo verde dos pinheiros, plátanos, palmeiras e muitas flores, a ESPAN possui 36 salas para aulas de índole geral, 4 salas de Informática, laboratórios de Biologia, Física, Geologia, Química, Pavilhão Gimnodesportivo, 4 campos exteriores de jogos, Oficina de Serigrafia, Mediateca e Estúdio de Fotografia. A Biblioteca/Mediateca dispõe de cerca de 10.000 volumes, 500 documentos em vídeo e 80 documentos em CD-ROM."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Padre Alberto Neto é constituído por 49 séries documentais pertencentes a secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente. A pedido da Escola foram mantidas todas as séries documentais existentes no fundo documental, mesmo as de possível eliminação.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adaptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Relativamente bem conservado
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo