Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Ponte de Sôr

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Ponte de Sôr

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ES3BPS

Descriptive dates

1970-[s-m.-]-[s.d.] / 2009-[s-m.-]-[s.d.]

Dimension and support

201,90 ml.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação do Alentejo, Escola Secundária de Ponte de Sôr, Ponte de Sôr.

Biography or history

Inserida no contexto de expansão da rede de escolas técnicas (reforma de Veiga Simão), foi criada em Agosto de 1969 a Secção de Ponte de Sôr da Escola Industrial e Comercial de Portalegre, tendo as atividades letivas iniciado a 19 de Outubro de 1970 no edifício da Escola Preparatória de Ponte de Sôr. O ano letivo de 71/72 iniciou-se já em instalações próprias e com a nova designação de Escola Técnica de Ponte de Sôr. Em 26 de Maio de 1976 passou-se a designar Escola Secundária de Ponte de Sôr. Em 1 de Outubro de 1985 fundiu-se com a Escola Preparatória e passou-se a designar por Escola C+S de Ponte de Sôr. Em 1 de Outubro de 1986 foi recriada a Escola Secundária de Ponte de Sôr. O antigo edifício, construído em 1970, pelo facto de não comportar o crescimento contínuo, de frequência, verificado na década de 80, levou a que este fosse substituído em 27 de Novembro de 1990 pelo atual edifício (Tipologia ES 42), dimensionado para a rede escolar atual. A autonomia administrativa e financeira foi concedida à escola em Junho de 1989 e a autonomia pedagógica e cultural em Janeiro de 1991. No ano letivo 92/93 deu-se início ao funcionamento do Conselho Escola mais concretamente a 1 de Setembro de 1992 e iniciou o desempenho de Diretor Executivo a 17 de Novembro do mesmo ano. Atualmente é aplicável à escola o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino públicos, regulado pelo Decreto Lei Nº 115-A/98. A escola passou a ter a denominação de Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Ponte de Sôr. A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Ponte de Sôr no ano letivo de 2006/2007 era constituída por cerca de 807 alunos, dos quais 99 do 7º Ano, 74 do 8º Ano, 76 do 9º Ano, 153 do 10ºAno, 135 do 11ºAno, 144 do 12ºano, 23 do ERUC Básico, 103 ERUC Secundário, pelo corpo docente, pelo pessoal não docente e pelos pais e encarregados de educação.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Ponte de Sôr é constituído por 24 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente; Apoio Educativo.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivos.

Notes

Ver também Inventário e Digitalização do Património Museológico da Educação.