Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESPHC
Título
Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho, Lisboa
Datas descritivas
1982-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
165,29 ml.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Herculano de Carvalho
História administrativa/biográfica/familiar
"António Herculano Guimarães Chaves de Carvalho, nasceu em Coimbra em 1899 vindo a falecer em Lisboa no dia 1 de Novembro de 1986. No Instituto Superior Técnico concluiu com alta classificação o Curso de Engenharia Químico Industrial. Dada a sua extraordinária capacidade e reconhecido mérito, desempenhou os mais elevados e relevantes cargos. Dirigiu o Instituto de Hidrologia de Lisboa a que se seguiram muitos outros Organismos.Destacamos que foi Presidente da Comissão e Diretor de um dos Centros de Estudos Nucleares que funcionava no Instituto Superior Técnico e foi Vogal do Conselho Consultivo da Junta de Energia Nuclear."
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A Escola Secundária Herculano de Carvalho fundiu-se com a Escola Secundária Vitorino Nemésio, que irá ser extinta, no final de 2008. Todo o espólio documental irá para a Escola Secundária Herculano de Carvalho. Foi realizada uma visita de diagnóstico aos arquivos da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da qual resultou uma inventariação parcial do seu espólio documental. A total inventariação deste arquivo só poderá ser efetuada quando se efetuar a transferência da referida documentação.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Herculano de Carvalho é constituído por 45 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente. Inclui ainda a documentação do Agrupamento de Exames de Lisboa Ocidental, não inventariado, com 26,95 ml.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo