Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESPN
Título
Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa
Datas descritivas
1906-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
269,75 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Pedro Nunes
História administrativa/biográfica/familiar
"O Liceu Central de Pedro Nunes "nasceu" em 11 de Novembro de 1911 da necessidade de dotar o Liceu Central da 3.ª Zona de Lisboa de instalações adequadas, tendo transitado para a Av. Álvares Cabral onde ainda se encontra atualmente com a designação de Escola Secundária de Pedro Nunes.A construção do edifício fez-se segundo projeto elaborado pelo arquiteto Ventura Terra em terrenos da antiga Quinta da Estrela. Este projeto prima pela funcionalidade aliada ao equilíbrio dos espaços, estando na vanguarda arquitetónica da época. O Museu de Ciências Naturais constituiu uma das valências existentes da escola nessa época.O seu valor histórico e patrimonial iguala o seu valor pedagógico. Ainda hoje é possível visitar este espaço.O seu primeiro reitor e organizador foi o notável pedagogo Dr. António Joaquim de Sá Oliveira, que desenvolveu uma extraordinária obra de pioneirismo no campo da pedagogia experimental.Entre 1928 e 1930, Sá de Oliveira dedicou-se à difícil e árdua tarefa de reestruturar o Liceu para que nele passasse a funcionar a vertente de formação de professores, iniciando-se, assim, uma nova etapa da vida da Instituição, agora como Liceu Normal.A dimensão de instituição formadora de professores permitiu dotar a escola de uma importante biblioteca, de laboratórios de ciências, ginásios devidamente apetrechados, recursos estes que permitiram ao notável corpo docente realizar experiências educativas de enorme qualidade. Reformado em 1944, Sá de Oliveira, deixou "como herança" a seus seguidores o amor pela pedagogia inovadora que iria imprimir a este estabelecimento de ensino um carácter único e relevante na História da Educação em Portugal. De todos eles destacaram-se Francisco Dias Agudo, Jaime Furtado Leote e o último reitor, Jaime da Mota (1971-74).Com a implementação do regime democrático no nosso país, a Escola Secundária de Pedro Nunes continuou esta dinâmica impulsionadora de formação de professores e de constante inovação pedagógica. Tradição e inovação constituem, portanto, o seu património histórico, o desafio constante de toda a sua comunidade educativa."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária Pedro Nunes é constituído por 37 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Documentação em bom estado de conservação, bem como documentação deteriorada e em mau estado
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo