Escola Secundária José Saramago, Mafra

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária José Saramago, Mafra

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESJS

Descriptive dates

1974-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

146,54 ml.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária José Saramago

Biography or history

"Em 1 de Outubro de 1970 foi inaugurada, em Mafra, uma secção do Liceu D. Pedro V, criada para ministrar o Ensino Geral (3 anos) e o Ensino Complementar (2 anos). Funcionava, então, no edifício do ex-seminário, situado na Quinta da Raposa comprada à Congregação de S. Vicente de Paula pela Câmara Municipal.Finalmente, em 1 de Janeiro de 1976, iniciou atividades a Escola Secundária de Mafra criada pelo Decreto-Lei nº 260-B/75, de 26 de Maio.Devido a ser a única escola secundária do concelho de Mafra, e devido ao aumento acelerado da população escolar, as suas instalações em breve se tornaram exíguas, sofrendo uma acentuada deterioração.Passados 14 anos, foi inaugurado o atual edifício da Escola Secundária a 19 de Outubro de 1990.Recentemente, a Escola Secundária de Mafra assumiu como patrono o escritor José Saramago.Apesar de uma certa polémica, em 30 de Outubro de 1998, após o escritor ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, o Ministério da Educação, através do Despacho nº 20060/98 (2º série), determinou que a Escola Secundária de Mafra se passasse a denominar Escola Secundária José Saramago, Mafra.A Escola Secundária José Saramago está localizada na Avenida Cidade de Leimen, pertencente à freguesia de Mafra.Distingue-se como o único estabelecimento de Ensino Secundário em todo o concelho de Mafra, dentro do qual se consideram, do ponto de vista urbano, três núcleos principais: Ericeira, Malveira e Mafra, que possuíam em 2001, um número de habitantes igual a 6577, 4423 e 11229, respetivamente. O primeiro e o segundo núcleo, juntamente com a freguesia da Venda do Pinheiro constituem os locais de maior densidade populacional deste concelho onde não existem escolas profissionais ou estabelecimentos de ensino superior.Julgamos que o aumento gradual da densidade populacional nesta região se deve à procura, por parte dos indivíduos, de espaços mais calmos e que se desviem do ambiente confuso da área metropolitana de Lisboa."

Scope and content

O fundo da Escola Secundária José Saramago é constituído por 22 séries documentais pertencentes a 6 secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente. Existe ainda um núcleo documental não inventariado pertencente à OLEFA (Organização Local de Educação e Formação de Adultos), com 10, 21 ml.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva

Related material

"Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de atividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).