Escola Secundária José Saramago, Mafra
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESJS
Título
Escola Secundária José Saramago, Mafra
Datas descritivas
1974-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
146,54 ml.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária José Saramago
História administrativa/biográfica/familiar
"Em 1 de Outubro de 1970 foi inaugurada, em Mafra, uma secção do Liceu D. Pedro V, criada para ministrar o Ensino Geral (3 anos) e o Ensino Complementar (2 anos). Funcionava, então, no edifício do ex-seminário, situado na Quinta da Raposa comprada à Congregação de S. Vicente de Paula pela Câmara Municipal.Finalmente, em 1 de Janeiro de 1976, iniciou atividades a Escola Secundária de Mafra criada pelo Decreto-Lei nº 260-B/75, de 26 de Maio.Devido a ser a única escola secundária do concelho de Mafra, e devido ao aumento acelerado da população escolar, as suas instalações em breve se tornaram exíguas, sofrendo uma acentuada deterioração.Passados 14 anos, foi inaugurado o atual edifício da Escola Secundária a 19 de Outubro de 1990.Recentemente, a Escola Secundária de Mafra assumiu como patrono o escritor José Saramago.Apesar de uma certa polémica, em 30 de Outubro de 1998, após o escritor ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, o Ministério da Educação, através do Despacho nº 20060/98 (2º série), determinou que a Escola Secundária de Mafra se passasse a denominar Escola Secundária José Saramago, Mafra.A Escola Secundária José Saramago está localizada na Avenida Cidade de Leimen, pertencente à freguesia de Mafra.Distingue-se como o único estabelecimento de Ensino Secundário em todo o concelho de Mafra, dentro do qual se consideram, do ponto de vista urbano, três núcleos principais: Ericeira, Malveira e Mafra, que possuíam em 2001, um número de habitantes igual a 6577, 4423 e 11229, respetivamente. O primeiro e o segundo núcleo, juntamente com a freguesia da Venda do Pinheiro constituem os locais de maior densidade populacional deste concelho onde não existem escolas profissionais ou estabelecimentos de ensino superior.Julgamos que o aumento gradual da densidade populacional nesta região se deve à procura, por parte dos indivíduos, de espaços mais calmos e que se desviem do ambiente confuso da área metropolitana de Lisboa."
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária José Saramago é constituído por 22 séries documentais pertencentes a 6 secções: Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente. Existe ainda um núcleo documental não inventariado pertencente à OLEFA (Organização Local de Educação e Formação de Adultos), com 10, 21 ml.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de atividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo