Escola Secundária Emídio Navarro, Almada
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESEN
Título
Escola Secundária Emídio Navarro, Almada
Datas descritivas
1955-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
292,7 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundaria Emídio Navarro
História administrativa/biográfica/familiar
"A escola secundária Emídio Navarro constitui um dos primeiros ascendentes do ensino oficial secundário no concelho de Almada, cujo crescimento acompanhou a evolução demográfica vertiginosa nas décadas de cinquenta (1950 - 61.572 habitantes), sessenta (1960 - 70.978), e setenta (1970 - 108.150). A primeira Escola Industrial e Comercial de Almada foi criada em 1955, em instalações da rua D. João de Portugal, tendo-se desdobrado, em 1958, na escola Industrial e Comercial Emídio Navarro. Devido ao aumento de matrículas criou-se a Escola Técnica Elementar D. António da Costa onde passou a funcionar o ciclo preparatório do ensino técnico. A Escola Industrial e Comercial de Emídio Navarro ocupou as suas atuais instalações, na rua Luís Queirós em 1960, e a escola preparatória também, nos Caranguejais em 1969. Em 1971, em plena reforma de Veiga Simão, a Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro é de novo desdobrada, dando lugar a uma escola de vocação comercial, a Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade. Esta ocupou os pavilhões pré-fabricados na praça São João Baptista durante alguns anos, tendo ampliado as suas instalações em 1980 com a criação, depois secção, na praça Gil Vicente (atual Escola Secundária Elias Garcia). Em 1986 foi transferida para as atuais instalações na rua Ramiro Ferrão, no Pombal. As áreas curriculares oferecidas por esta escola até finais dos anos 70 estiveram limitadas aos cursos relacionados com Eletricidade/Eletrotecnia (que sempre constituiu grupo dominante) e com Mecânica/Mecanotecnia. No entanto, devido à reestruturação do ensino secundário, iniciada em 1975/76 com a unificação dos cursos gerais, foram criadas novas áreas no ensino vocacional diurno: Quimicotecnia, Desporto, Construção Civil, Introdução às Artes Plásticas, Design e Arquitetura. No ensino noturno manteve-se a limitação às duas áreas tradicionais."
Âmbito e conteúdo
O Fundo da Escola Secundaria Emídio Navarro é composto por 38 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividades Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Instrumentos de pesquisa
Inventário em folha de Excel.
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Unidades de descrição relacionadas
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".
Notas de publicação
Referência bibliográficaMOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.
Entidades detentoras de unidades arquivísticas associadas
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo