Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Professor Ruy Luís Gomes

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclos Professor Ruy Luís Gomes

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ES2,3PRLG

Descriptive dates

1974-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

96,455 m.l.

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Ruy Luis Gomes, Laranjeiro.

Biography or history

"A Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos Prof. Ruy Luís Gomes entrou em atividade no ano letivo de 1974/1975 e, nessa ocasião, foi designada Escola Secundária do Laranjeiro. Construída praticamente num ermo, numa zona de quintas nos arrabaldes da cidade de Almada, foi mudando a sua denominação à medida que a construção de uma zona dormitório, com os seus altos prédios, a rodeava: Escola do Miratejo, talvez porque a maior parte dos seus alunos provinha de Miratejo; Escola Secundária n º1 doLaranjeiro, após a construção de uma 2ª Escola Secundária no Laranjeiro; em 2001, por decisão da maior parte da comunidade educativa e com o aval do Ministério da Educação e da Câmara Municipal de Almada, tomou o nome de um ilustre pedagogo e matemático antifascista, o do Professor Ruy Luís Gomes.A Escola Secundária do Laranjeiro que albergava quase 2 mil alunos no auge da explosão demográfica do Laranjeiro e do Miratejo, com o aparecimento de novas escolas e o envelhecimento da população envolvente, viu nos últimos anos a sua população estudantil decrescer.No entanto, no presente ano letivo, o número de alunos voltou a subir graças a um novo desafio. A sua tipologia foi mais uma vez alterada, passando a denominar-se Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos e tornou-se sede de um Agrupamento Vertical, integrando 3 Escolas do 1º ciclo e respetivos Jardins de Infância: a EBI/JI do Laranjeiro nº 1, a EBI/JI do Laranjeiro nº2 e a EBI/JI do Alfeite.Assim, a Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos, Prof. Ruy Luís Gomes abriu as suas portas a uma nova era.Ao longo destes 30 e tantos anos, passaram pelas suas salas várias gerações de alunos, muitos dos quais deixaram profundas marcas de amizade, de saudade e de orgulho nos seus professores e demais funcionários."

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Ruy Luis Gomes é constituído por 33 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividades Científico-Pedagógica; Pessoal Discente e Apoio Educativo.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Documentação e de Arquivo.

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).