Escola Secundária de D. Dinis, Lisboa
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Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/MESG/RAE/ESDD
Título
Escola Secundária de D. Dinis, Lisboa
Datas de produção
1974-07-22
a
2004-02-17
Datas descritivas
1969-[s.m.]-[s.d.] / 2007-[s.m.]-[s.d.]
Dimensão e suporte
165 m.l.; papel
Produtor descritivo
Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária de D. Dinis
História administrativa/biográfica/familiar
O estabelecimento de ensino hoje designado por Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Dinis funciona desde 1972. Quando foi criado, chamava-se Liceu Nacional de D. Dinis. Nessa altura, era o primeiro liceu da zona oriental de Lisboa e o 2.º liceu misto de Lisboa. Para além de servir a população escolar de toda a zona oriental de Lisboa e áreas limítrofes (Sacavém; Loures e faixa litoral do Tejo até Vila Franca de Xira), recebia também as matrículas dos alunos de 8 colégios privados (Colégio Valsassina; Colégio de S. José; Externato Nacional de Moscavide; Colégio Bartolomeu Dias; Externato Nova Cultura; Colégio Camilo Castelo-Branco; Externato do Chile e Externato Marquês de Pombal).No início da década de 80, era frequentado por 6 000 alunos. O liceu transforma-se em escola secundária nos anos 80 e torna-se num estabelecimento de ensino muito ativo. Possui vários núcleos de estágios para professores e ótimas instalações desportivas.A década de 90 é marcada pelo lançamento do primeiro projeto educativo da escola subordinado ao tema "Aprender a ler a vida". A sua implementação, programada para 6 anos, permite a criação de vários grupos e clubes de atividades, todos ligados à área-escola. Destacam-se o Grupo de Teatro, o Grupo das Danças Africanas, o Grupo das Danças Regionais, o Clube Europeu, o Clube de Inglês e Alemão, o Clube de Desporto Escolar, o Núcleo de Artes e Ofícios e vários jornais escolares.Na mesma altura, a escola começa a participar, não só em projetos nacionais, tais como o Projeto Vida, o Projeto Viva a Escola, mas também em programas financiados pela Comunidade Europeia (Nónio Século XXI, Ciência Viva, Science Across Europe).Atualmente, a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Dinis possui uma oferta educativa muito diversificada. Além de ministrar cursos do ensino do 3.º Ciclo do Ensino Básico e cursos do Ensino Secundário, possibilita aos alunos a frequência do 3.º Ciclo do Ensino Básico Recorrente, do Ensino Recorrente por Unidades Capitalizáveis, de cursos profissionais (de técnico de análise laboratorial; de técnico de banca e seguros e de técnico de informática de gestão) e de cursos tecnológicos (de Desporto; de Multimédia; de Marketing; de Ação Social).Os alunos que frequentam o curso diurno residem maioritariamente na freguesia de Marvila, mas a escola tem alunos de outras freguesias (Pontinha, Bobadela ...). Tal facto deve-se à procura de cursos na área do Desporto, do curso Tecnológico de Artes e Ofícios, bem como de uma variedade de níveis de língua estrangeira que a escola apresenta e que permitem satisfazer as necessidades dos estudantes que procuram este estabelecimento de ensino. O corpo docente da escola é constituído por cerca de 160 professores, quase todos do Quadro Permanente. A escola funciona por três turnos: Manhã; Tarde e Noite. Nos cursos diurnos existem cerca de 27 turmas e no noturno 20.A escola participa também no projeto de reforma do Ensino Recorrente, propondo aos alunos a frequência do 3.º Ciclo do Ensino Básico Recorrente por Blocos Capitalizáveis. O projeto, lançado experimentalmente no ano letivo de 1999/2000 em apenas sete escolas do país, ainda se encontra em fase de experimentação, embora com uma rede mais alargada. A Escola Secundária de D. Dinis participa na produção de programas destinados a este ensino e lança cursos tecnológicos inéditos: Apoio Social e Informática - Redes e Multimédia. Desenvolve parcerias de colaboração com empresas e instituições de forma a garantir estágios pedagógicos aos alunos dos cursos tecnológicos. A abertura de muitos destes cursos conduziu a um aumento e melhoramento dos recursos tecnológicos existentes na escola, quer através das parcerias acima referidas, quer mediante projetos e programas comunitários, quer ainda devido ao mecenato educativo. A preocupação da escola em se tornar numa escola de futuro passa pela utilização massiva das novas tecnologias e da Internet. A elaboração do site da escola "que se pretende transformar gradualmente numa ferramenta de ligação entre a escola e a comunidade" é um exemplo notório das opções desta escola.
Âmbito e conteúdo
O fundo da Escola Secundária de D. Dinis é constituído por 67 séries documentais pertencentes a 7 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividades Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.
Sistema de organização
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Condições de acesso
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Idioma e escrita
Português
Características físicas e requisitos técnicos
Bom estado de conservação
Localização
Arquivo em fase de instalação definitiva
Notas de publicação
Referência bibliográficaPágina web da Escola Secundária de D. Dinis em www.eseddinis.pt;MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.