Mocidade Portuguesa/Mocidade Portuguesa Feminina

Available actions

Reader available actions

 

Mocidade Portuguesa/Mocidade Portuguesa Feminina

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/AAC/MP

Descriptive dates

1938-[s.m.]-[s.d.] / 1975-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

5,40 ml.; papel + filme (bobines de microfilme)

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal. Ministério da Educação.Mocidade Portuguesa/Mocidade Portuguesa Feminina.

Biography or history

Organização instituída pelo Decreto-Lei nº 26 611, de 19/05/36, abrange toda a juventude, escolar ou não, e tem por fim estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares. O seu Regulamento foi publicado em 4/12/36.O Regulamento da Mocidade Portuguesa Feminina foi publicado por Decreto de 8 de Dezembro de 1937, dia da Imaculada Conceição. Este Regulamento apresenta a mesma estrutura e conteúdo do da Mocidade Masculina, com particularidades derivadas da diferença de sexos. Segundo o seu articulado a "organização cultivará nas filiadas a previdência, o trabalho colectivo, o gosto da vida doméstica e as várias formas do espírito social próprias do sexo, orientando para o cabal desempenho da missão da mulher na família, no meio a que pertence e na vida do Estado".O objectivo último destas organizações, que reflectiam os valores ideológicos do Estado Novo, era de um modo geral contribuir por todas as formas para a plena realização da educação nacionalista da juventude portuguesa.

Legal status

Arquivo público

Scope and content

Uma parte da documentação destes dois organismos encontra-se microfilmada, correspondendo as designações que se seguem, mais do que a verdadeiras séries documentais, a listagens de assuntos, levantados aquando da remessa da referida documentação para a Secretaria-Geral, pela Comissão Liquidatária da Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina. Datada do período entre 1938 e 1975 é composta por documentação que reporta aos seguintes assuntos: Actividades Culturais; Comissões; Contabilidade; Estabelecimentos de Ensino/Professores; Instruções/Informações; Livros de Contas Correntes; Livros de Registo de Correspondência; Ordens de Serviço, Pessoal; Processos Diversos; Processos Individuais; Relatórios; Serviços Sociais; Vencimentos/Descontos. Integra também uma Colecção de Cartazes e uma Colecção de Fotografias. Do espólio da MP faz, também, parte um conjunto de materiais diversos: fardas, estandartes, moedas alusivas a efemérides, pins, etc.Este Fundo contém documentos não textuais: microfilme, fotografias, cartazes e quadros.

Access restrictions

Consulta disponível mediante requisição prévia. Alguma documentação deste Fundo está sujeita aos prazos precaucionais estabelecidos pelo Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de Janeiro, que estabelece o regime geral dos arquivos e do património arquivístico.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Other finding aid

Inventários.

Location

Depósito de Camarate. Secretaria-Geral do Ministério da Educação.

Related material

Subfundos da Mocidade Portuguesa Feminina, do Comissariado da Mocidade Portuguesa e da Legião Portuguesa; Fundo da Liga dos Antigos Graduados da Mocidade Portuguesa. Existem também documentos bibliográficos na Secretaria-Geral do Ministério da Educação, de consulta condicionada. Existem também um conjunto de publicações períodicas à guarda da Biblioteca Histórica da Secretaria-Geral do Ministério da Educação (espólio bibliográfico da Biblioteca-Museu do Ensino Primário; espólio bibliográfico do Instituto António Aurélio Costa Ferreira).

Holding entities of associated archival units

Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo; Secretaria-Geral do Ministério da Educação.