Available actions

Reader available actions

Share
 

Maria do Carmo Matos

Description details

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/MESG/APA/MCM

Title type

Formal

Date range

1960 Date is certain to 1981 Date is certain

Dimension and support

15 cx., papel

Extents

3 Metros lineares

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Maria do Carmo Fernandes Ribeiro de Matos

Biography or history

Maria do Carmo Fernandes Ribeiro de Matos (1935-1989) frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Arquitetura (1961). Começara, entretanto, a trabalhar em Construções Escolares na Junta das Construções para o Ensino Técnico e Secundário, onde, de 1956 a 1959, colaborou em desenhos de projetos. Em julho de 1960, foi contratada pelo mesmo organismo para trabalho de estudo e projeto de Escolas Industriais e Comerciais. De janeiro de 1964 a dezembro de 1966, fez parte do Grupo de Trabalho sobre Construções Escolares (OCDE; Projeto Regional do Mediterrâneo). Em outubro de 1969, transitou para a Direção-Geral das Construções Escolares, então criada no âmbito do Ministério das Obras Públicas. Coordenando o Grupo de Trabalho P3, no Gabinete de Estudos e Planeamento da nova Direção-Geral, desenvolveu trabalho de normalização e projeto dos novos espaços para o Ensino Primário (Escolas Primárias de Área Aberta). Transferiu-se, em 1973, para a Direção-Geral do Equipamento Escolar, tutelada pelo Ministério da Educação Nacional. Participou, então, em estudos de Programação Arquitetónica e Estudos-base para os projetos de execução de instalações para escolas preparatórias e secundárias (1973-1979).

Continuou, posteriormente, a concretizar trabalhos da sua especialidade, vindo a fazer parte de uma equipa da UNESCO que pretendia desenvolver estudos para as novas escolas de ensino médio e superior, na República Popular de Angola (1980-1989).

A partir de 1981 foi representante de Portugal no Grupo de Trabalho "Espaces éducatifs et culturels" da União Internacional dos Arquitetos (UIA).

Foi autora ou colaborou em vários projetos de construções escolares em regime de profissão liberal.

Faleceu em Lisboa a 3 de junho de 1989.

Custodial history

Desconhece-se a forma de ingresso do fundo em arquivo.

Acquisition information

Desconhecida.

Scope and content

A documentação reflete a atividade da arquiteta nas suas várias funções apresentadas mais acima.

Arrangement

Arquivo não tratado.

Access restrictions

Arquivo de livre acesso. Existe, no entanto, documentação sujeita a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei (Decreto-lei n.º 16/93 de 23 de janeiro: Regime geral de arquivos e do património arquivístico).

Language of the material

Português

Other finding aid

Arquivo por tratar.

Location

Depósito de Camarate, 1.º andar

Related material

Arquivo das Construções Escolares

Publication notes

BEJA, Filomena; SERRA, Júlia - Muitos anos de escolas. Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Educação, 2010. Vol. 3, p. 337-339.

Holding entities of associated archival units

Ministério da Educação, Secretaria-Geral, Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo