Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESASB

Descriptive dates

1946-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

331,01 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Alfredo da Silva, Barreiro.

Biography or history

A Escola Secundária Alfredo da Silva foi criada a 27 de Dezembro de 1945 e inaugurada a 12 de Janeiro de 1947, pela publicação em Decreto n.º 35402. A sua designação inicial era de Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva tendo sido o primeiro estabelecimento de Ensino Secundário do Concelho do Barreiro, criada com o objetivo de formar trabalhadores qualificados que pudessem ser integrados nas novas indústrias que se estavam a instalar e a desenvolver no Barreiro, após o fim da IIª Guerra Mundial. A associação do nome de Alfredo da Silva à escola como seu patrono deve-se à obra desenvolvida por este industrial e financeiro no Barreiro com a criação do Império do grupo CUF, que foi o motor de progresso urbano no Barreiro. “Com a expansão do grupo CUF e das suas fábricas do Barreiro e com o desenvolvimento das Oficinas da CP e de outras indústrias locais, verificou-se a necessidade de recrutamento de mão-de-obra especializada e de formação que superassem os tradicionais conhecimentos empíricos tornados obsoletos face à aplicação das novas tecnologias, criadas e desenvolvidas durante a guerra.Em ligação com a Escola foi instituída uma Comissão de Patronato, constituída por delegados da Câmara Municipal, Organismos Corporativos locais - representativos das atividades profissionais e económicas cujo ensino era ministrado na Escola - bem como das empresas industriais e comerciais que pudessem empregar os alunos e diplomados pelos diversos cursos. As necessidades de pessoal e do tipo da sua formação eram comunicadas à Escola, de maneira que o ensino/aprendizagem era direcionado nesse sentido e mantinha-se sempre atualizado.Desta interação, obteve-se excelentes resultados, tanto para os alunos como para as empresas da região, como posteriormente se constatou…”.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Alfredo da Silva é constituído por 43 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

Relatórios de atividades escolares dos reitores dos liceus (SR); Relatórios de atividades dos professores (SR).

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).