Toggle navigation
Welcome
|
Search
|
Authorities
Indexes
|
Highlights
|
Services
|
Login
|
Help
Classification scheme
RAE
Rede de Arquivos Escolares
1867/2010
AEA
Agrupamento de Escolas de Anadia
1921/2010
(...)
ESPM
Escola Secundária de Passos Manuel, Lisboa
ESPN
Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa
ESPS
Escola Secundária Pedro de Santarém, Lisboa
ESQF
Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra
ESQM
Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras
ESR
Escola Secundária do Restelo, Lisboa
1980-10-01
ACP
Actividade científico-pedagógica
1980-10-01
AE
Apoio Educativo
AG
Administração e Gestão
ASE
Acção Social Escolar
FG
Funcionamento Geral
IC
Informação e comunicação
PD
Pessoal Discente
RF
Recursos Financeiros
RH
Recursos Humanos
ESRBP
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
ESRDL
Escola Secundária da Rainha D. Leonor, Lisboa
ESRM
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
ESRT
Escola Secundária de Rio Tinto
1985-04-26/1995-10-09
ESS
Escola Secundária de Silves/Externato Silvense
1920/2010
(...)
ESVF
Escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa
1983/2009
Escola Secundária do Restelo, Lisboa
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Search within this record
Search within this fonds/collections
Add to my list
Share
Escola Secundária do Restelo, Lisboa
Description details
Record not reviewed.
Document not available to perform requests.
Description level
Fonds
Reference code
PT/MESG/RAE/ESR
Production dates
1980-10-01
Descriptive dates
1980-[s.m.]-[s.d.] / 2010-[s.m.]-[s.d.]
Dimension and support
170,51 m.l.; papel
Holding entity
Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência
Producer
Portugal, Ministério Educação, Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária do Restelo.
Biography or history
"A Escola Secundária do Restelo iniciou a sua actividade no ano de 1980/81, e está ligada historicamente a uma iniciativa do VI Governo Constitucional, cujo plano de emergência na área da educação previa a construção de maior número de escolas como resultado do aumento da escolaridade obrigatória. No decorrer dos 30 anos da sua prestação de serviço público, tem procurado atingir os objectivos educacionais a que se tem vindo a propor - a formação integral do indivíduo - o que também pressupõe dar resposta às necessidades de rigor científico e valorização profissional, responder a anseios e projectos dos membros que constituem esta comunidade.
Disto é testemunho o conjunto de actividades não lectivas que se têm desenvolvido na Escola, sejam as que se enquadram no funcionamento regular dos Núcleos de Complemento Curricular sejam outros projectos autónomos, tendo como traço comum o facto de propiciarem a interacção, a colaboração e a integração dos vários saberes...."
Estas actividades sedimentaram, ao longo do tempo, a criação de um bom clima de escola que, em diálogo com as famílias, tem permitido conhecer e acompanhar os alunos em experiências informais, procurando ultrapassar as dificuldades pela valorização dos traços louváveis que os nossos jovens possuem igualmente.
Scope and content
O fundo da Escola Secundária do Restelo é constituído por 48 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Acção Social Escolar; Informação e Comunicação; Actividade Científico-pedagógica; Pessoal Discente; Apoio Educativo.
Arrangement
A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adoptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta.
Language of the material
Portuguêstuguês
Physical characteristics and technical requirements
Razoável estado de conservação.
Other finding aid
Inventário em folha de Excel.
Location
Arquivo em fase de instalação definitiva.
Related material
"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus". O catálogo desta série documental pode ser consultado em www.sg.min-edu.pt/docs/directores_3_jms.pdf;
"Relatórios de actividades dos professores". O catalógo desta série documental pode ser consultado em www.sg.min-edu.pt/docs/professores_3jms.pdf
Publication notes
MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82. O artigo pode ser consultado em www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf <
http://www.sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/01sisifopt06.pdf
>
http://restelo-es.weebly.com/uploads/3/5/2/2/3522945/pee209.doc
[site consultado a 09-07-2010]
Holding entities of associated archival units
Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direcção de Serviços de Informação Documentação. Divisão de Documentação e Património Cultural
Notes
A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projecto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).