Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESFPM

Descriptive dates

1968-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

116,44 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária Fontes Pereira de Melo

Biography or history

A 15 de Dezembro de 1960 foi criada na cidade do Porto, pelo Decreto-Lei n.º 43 410 a Escola Industrial Conde Ferreira que nunca chegou a funcionar. Esta escola passou a denominar-se Escola Industrial Fontes Pereira de Melo, conforme consta da Portaria 23 551, de 21 de Agosto de 1968.A Escola nasceu a 4 de Novembro de 1968, nas instalações provisórias anteriormente ocupadas pelo Instituto Industrial, na Rua do Breiner, n.º 164, em regime diurno e noturno, e apresentava os seguintes cursos: Curso de Formação de Montador Radiotécnico; Curso de Formação de Eletromecânico; Curso de Formação de Carpinteiro de Moldes; Curso de Aperfeiçoamento de Montador Radiotécnico; Curso de Aperfeiçoamento de Eletromecânico; Curso de Aperfeiçoamento de Carpinteiro de Moldes.Devido à falta de espaço para a instalação dos laboratórios, o Curso de Aperfeiçoamento de Montador Radiotécnico funcionou na Escola Soares dos Reis, até ao ano letivo de 1975/76. A construção de alguns pavilhões pré-fabricados, em terreno anexo à Escola, permitiu o funcionamento destes cursos nas instalações provisórias da Rua do Breiner.A Escola debateu-se, ainda, com a inexistência de cantina e instalações desportivas condignas. Atendendo à situação precária das instalações, o então Ministério da Educação Nacional anunciou em 1969 a construção de uma nova Escola Industrial Fontes Pereira de Melo em terrenos limítrofes ao bairro do Cerco do Porto. Tratar-se-ia de uma escola moderna, implantada numa área de 3 500 m2, com uma área coberta de 1 800 m2.Teria uma capacidade para 3 000 alunos e nela seriam ministrados os Cursos de Formação de Carpinteiro de Moldes, Fundidor, Serralheiro, Montador Eletricista, Montador Radiotécnico, bem como os cursos de Especialização de Desenhador Industrial, Fresador, Torneiro e Mecânico de Automóveis, e ainda a Secção Preparatória para Admissão ao Instituto Industrial. Por vicissitudes várias, este projeto nunca chegou a concretizar-se.Em 1984, a criação dos Cursos Técnico-Profissionais, com as exigências próprias do seu funcionamento veio a acentuar ainda mais a precariedade das instalações. A mudança tornou-se inevitável. Em 1987, finalmente, é inaugurada uma nova Escola junto ao Estádio do Bessa, onde já funciona o Ensino Unificado. No ano letivo seguinte a Escola começou a funcionar na totalidade no novo espaço, com os cursos Técnico-Profissionais da área B: Eletrónica, Mecânica e, mais tarde, Informática, além de cursos via de ensino da mesma área.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo é constituído por 12 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Atividades Científico-Pedagógica e Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adaptada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

Escola Secundária Fontes Pereira de Melo: História MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82. [Consult. 6 Ago. 2009].

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).