Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESCT

Descriptive dates

1987-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

100,60 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária de Caldas das Taipas.

Biography or history

A Escola Secundária de Caldas das Taipas foi legalmente criada em Dezembro de 1986, por Portaria Conjunta dos Ministérios das Finanças e da Educação, com a determinação de entrar em funcionamento em 1 de Outubro de 1987. Efetivamente, a Escola entrou em funcionamento no ano letivo de 1987/88, com um quadro inicial de 39 professores tendo como sede as instalações na rua Professor Manuel José Pereira, com exceção do bloco do refeitório de construção muito posterior, segundo um modelo oficialmente tipificado como ES24. Sem prejuízo das variações históricas das denominações, a ação da Escola incidiu sempre na escolarização correspondente aos atuais ciclos básico terminal e secundário, nas variantes dos regimes noturno e diurno. Naturalmente, no decurso do tempo, com o alargamento da escolarização e a expansão da rede escolar local, o peso relativo do Ensino Secundário diurno foi aumentando em detrimento do volume de alunos do 3º ciclo. No entanto, a sobrelotação emerge como uma constante na história da Escola e o regime de desdobramento tem sido uma realidade incontornável, desde os primeiros anos de funcionamento da Escola.A atual estrutura organizativa da Escola, emergente das disposições legais em vigor, consta do seu Regulamento Interno e está sintetizada num organograma. Nos dias de hoje, a ação da Escola está predominantemente orientada para os alunos que procuram o Ensino Secundário Regular ou o Ensino Recorrente (3º Ciclo e Secundário). Implantada no coração do Vale do Ave, a Escola é frequentada por alunos residentes na vila de Caldas das Taipas e nas freguesias do concelho de Guimarães envolventes, de ambas as margens do Rio Ave.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária de Caldas das Taipas é constituído por 10 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar, Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS - Historia

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).