Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESFRL

Descriptive dates

1881-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

2.42 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Centro, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo

Biography or history

"A informação relativa à História da Escola é o resultado de uma pesquisa realizada pela professora da ESFRL, Adelaide Pinho em 2001.ApresentaçãoNuma altura em que se considera a escola como o centro da Educação, julgamos que o conhecimento da história das escolas poderá contribuir para melhor as entender como instituições e organizações que são no presente e para ajudar-nos a caminhar com elas, abrindo os caminhos do futuro que outros viverão.Uma Escola com mais de 150 anos de existência legal e que completou, em 4/5/2002, 150 anos de constituição definitiva tem, concerteza, uma história; essa história fundamenta o que ela é hoje, a forma como as pessoas a veem e sentem, quer vivam no seu interior ou fora dele; o seu percurso ao longo do tempo construiu o que é a sua cultura. Há hoje outras escolas com Ensino Secundário em Leiria, mas esta é a mais antiga; como todas as outras teve o seu percurso, os seus méritos, os seus momentos altos e os baixos, mas sem sombra de dúvida, contribuiu para a formação de várias gerações de leirienses, quer de nascimento, quer de adoção.Com esta página pretende-se apenas, neste momento, dar a conhecer uma parte do passado desta Escola; o que nela consta resulta de um trabalho realizado em 1994 (ano em que se completaram 150 anos da criação do Lyceu de Leiria), no âmbito da cadeira de História da Educação frequentada na Universidade de Aveiro, no Curso de Pós-graduação em Ciências da Educação - especialidade de Administração Escolar - e refere-se, apenas, ao período até à implantação da República. Para esse trabalho contámos com a colaboração do Conselho Diretivo desse ano, presidido pelo colega João Barge, e da Comissão para as Comemorações dos 150 anos do Liceu, constituída para comemorar a efeméride. Para a construção da página foi essencial a orientação dada pelo colega Pedro Guerreiro, na sua qualidade de formador e a disponibilidade do atual Conselho Executivo, presidido pelo colega Octávio Gonçalves.É, apenas um começo... Esperamos vir a ter oportunidade de dar continuidade a este trabalho.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo é constituído por 2 séries documentais pertencentes a 2 secções: Recursos Humanos; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).