Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Carolina Michaëlis, Porto

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESCM

Descriptive dates

1916-[s.m.]-[s.d.] / 2009-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

182,82 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação do Norte, Escola Secundária Carolina Michaëlis.

Biography or history

A Escola Secundária Carolina Michaëlis está instalada num edifício situado na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, inaugurado em 1951, na altura para servir uma população estudantil feminina. A Escola deu continuidade ao Liceu Nacional Feminino, criado no Porto em 1914, transformado em Escola Secundária após o 25 de Abril de 1974 e em Escola mista a partir de 1979, assumindo-se hoje como Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico, oferecendo atualmente cursos tecnológicos e profissionais para além dos cursos científico-humanísticos, numa aposta da diversificação da sua oferta educativa.A Escola tem desenvolvido diversas atividades de complemento curricular, nomeadamente nas áreas do Desporto Escolar, Teatro e Ambiente. Tem estado ainda integrada em vários Projetos Educativos de carácter extra - curricular, designadamente os Projetos “Comenius 1 - Parceria entre escolas” e "Ciência Viva", tendo também estabelecido um Protocolo com o Instituto de Biologia Molecular da Universidade do Porto. A Escola tem colaborado na Formação de Professores, tanto na Profissionalização em Exercício como nos Estágios integrados para formação de professores de várias Universidades. Desde o ano letivo 1976/77 estão constituídas na Escola a Associação de Pais e Encarregados de Educação (formalizada em 29 de Março de 1977), bem como uma Associação de Estudantes.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Carolina Michaëlis é constituído por 7 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Atividade Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

ESCOLA SECUNDÁRIA CAROLINA MICHAËLIS - Projecto de Escola 2009-2011 MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). p. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).