Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESEQ

Production dates

1975  to  2010 

Dimension and support

271,37 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa.

Biography or history

Nem sempre a Escola Secundária de Eça de Queirós teve a designação atual. Pelo contrário, ao longo dos seus 35 anos, o nome variou conforme políticas e determinações ministeriais.O funcionamento começou no ano letivo de 1975/76 nas dependências da Escola do Ralis, ocupada provisoriamente enquanto decorriam as obras de construção do edifício da escola; as aulas começaram em Janeiro de 76 com 47 turmas do 7.º ano de escolaridade. A arquitetura do complexo escolar obedeceu a um programa de intercâmbio e apoio escolar. A tipologia arquitetónica filiava-se na denominada tipologia belga.Em 1980, o Ministério da Educação dotou o complexo escolar com as instalações do antigo colégio dos Olivais, cujas dependências seriam ocupadas por serviços de Secretaria e de Direção. No espaço da horta desse colégio foi construído o campo de jogos.Em 1979 foi atribuído à Escola Secundária dos Olivais o seu atual nome, Escola Secundária de Eça de Queirós. O que levou o Conselho Pedagógico a propor tal padroeiro foi o facto de, nas imediações do complexo, se situar o manoir do Contador-Mor, onde Eça de Queirós localizou a Toca de "Os Maias". Tal espaço constitui a atual Bedeteca dos Olivais.

Scope and content

O fundo da Escola Secundária Eça de Queirós é constituído por 61 séries documentais pertencentes às secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividade Científico - Pedagógica e Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Access restrictions

Documentação sujeita a autorização para consulta.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Razoável estado de conservação

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva.

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

CASTRO, Maria Alice; CRUZ, Maria do Carmo - Escola Secundária Filipa de Vilhena: Uma escola nova 100 anos de vida 1898-1998. Porto: ESFV, 1998. MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).