Escola Secundária Emídio Navarro, Almada

Available actions

Reader available actions

 

Escola Secundária Emídio Navarro, Almada

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/MESG/RAE/ESEN

Descriptive dates

1955-[s.m.]-[s.d.] / 2008-[s.m.]-[s.d.]

Dimension and support

292,7 m.l.; papel

Holding entity

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e da Ciência

Producer

Portugal, Ministério da Educação, Direção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Secundaria Emídio Navarro

Biography or history

"A escola secundária Emídio Navarro constitui um dos primeiros ascendentes do ensino oficial secundário no concelho de Almada, cujo crescimento acompanhou a evolução demográfica vertiginosa nas décadas de cinquenta (1950 - 61.572 habitantes), sessenta (1960 - 70.978), e setenta (1970 - 108.150). A primeira Escola Industrial e Comercial de Almada foi criada em 1955, em instalações da rua D. João de Portugal, tendo-se desdobrado, em 1958, na escola Industrial e Comercial Emídio Navarro. Devido ao aumento de matrículas criou-se a Escola Técnica Elementar D. António da Costa onde passou a funcionar o ciclo preparatório do ensino técnico. A Escola Industrial e Comercial de Emídio Navarro ocupou as suas atuais instalações, na rua Luís Queirós em 1960, e a escola preparatória também, nos Caranguejais em 1969. Em 1971, em plena reforma de Veiga Simão, a Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro é de novo desdobrada, dando lugar a uma escola de vocação comercial, a Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade. Esta ocupou os pavilhões pré-fabricados na praça São João Baptista durante alguns anos, tendo ampliado as suas instalações em 1980 com a criação, depois secção, na praça Gil Vicente (atual Escola Secundária Elias Garcia). Em 1986 foi transferida para as atuais instalações na rua Ramiro Ferrão, no Pombal. As áreas curriculares oferecidas por esta escola até finais dos anos 70 estiveram limitadas aos cursos relacionados com Eletricidade/Eletrotecnia (que sempre constituiu grupo dominante) e com Mecânica/Mecanotecnia. No entanto, devido à reestruturação do ensino secundário, iniciada em 1975/76 com a unificação dos cursos gerais, foram criadas novas áreas no ensino vocacional diurno: Quimicotecnia, Desporto, Construção Civil, Introdução às Artes Plásticas, Design e Arquitetura. No ensino noturno manteve-se a limitação às duas áreas tradicionais."

Scope and content

O Fundo da Escola Secundaria Emídio Navarro é composto por 38 séries documentais pertencentes a 8 secções: Administração e Gestão; Funcionamento Geral; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Ação Social Escolar; Informação e Comunicação; Atividades Científico-Pedagógica; Pessoal Discente.

Arrangement

A organização das séries documentais inventariadas segue a estrutura adotada pela Portaria de Gestão de Documentos n.º 1310/2005, de 21 de Dezembro.

Language of the material

Português

Physical characteristics and technical requirements

Bom estado de conservação

Other finding aid

Inventário em folha de Excel.

Location

Arquivo em fase de instalação definitiva

Related material

"Relatórios de actividades escolares dos reitores dos liceus"."Relatórios de actividades dos professores".

Publication notes

MOGARRO, Maria João - Arquivos e Educação: a construção da memória educativa. In Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Lisboa. N.º 1 (Set./Dez. 2006). P. 71-82.

Holding entities of associated archival units

Portugal. Ministério da Educação. Secretaria-Geral. Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

Notes

A descrição do fundo realizada tem por base o inventário parcial realizado no âmbito do projeto BAME (Bibliotecas, Arquivos e Museus da Educação).